Casa do norte – mais que uma história
Por que o nome CASA DO NORTE, se a maior parte dos ingredientes sai do Nordeste? O professor Pedro Paulo Funari, do departamento de história da Unicamp, explica que, antes da divisão das regiões brasileiras pelo IBGE, tudo que estava acima do Rio de Janeiro era Norte. E tudo que ficava abaixo era Sul.
"A expressão 'Nordeste' foi criada somente no fim dos anos 1930, início dos 1940. E a migração nordestina para RJ e SP, quando essas casas começaram a ser abertas, data do fim do século 19", diz.
Quando se fala em CASA DO NORTE falamos em produtos nordestinos. Quem nunca entrou em uma casa nordestina a fim de comprar os produtos para a feijoada: um belo bacon, linguiça, carne-seca, paio, feijão? Há uma grande variedade de produtos que são vendidos, como o queijo de coalho e outros tipos de queijos, farinha e grãos em geral, a manteiga de garrafa, a rapadura, o bolo de mandioca, o biju de tapioca, a famosa garrafada entre outros. O atendimento é mais humano, pois o dono do estabelecimento atende ao freguês inclusive cortando as carnes da maneira e ao gosto do cliente e, o mais importante: tudo muito fresquinho.
Entenda os procedimentos fiscais
A CASA DO NORTE, por ser um local com venda de produto alimentícios, está obrigada a se registrar junto aos órgãos fiscalizatórios tais como: Alvará de Funcionamento, Vigilância Sanitária e registro junto ao INMETRO devido à balança.
As Instituições que fornecem os devidos certificados são responsáveis pelas fiscalizações do local para manter a conservação e a higiene dos produtos, bem como o código de defesa do consumidor.É normal os empresários entenderem que são proprietários de empresas pequenas e com isso imaginam que estão isentos de emissão de nota. Mas todas as empresas devem ter um documento validado pelo fisco para comprovar seu faturamento, que deve ser uma nota fiscal a fim de não acarretar crime de sonegação fiscal.
No Estado de São Paulo as CASAS DO NORTE estão obrigadas a utilizar o sistema SAT, quando o faturamento for superior a R$ 81.000,00 no ano-calendário.
A forma de tributação mais utilizada é o SIMPLES NACIONAL, mas a empresa poderá utilizar os demais regimes tributários. Cabe sempre uma boa avaliação para ter melhor referência, por isso a CPA PRIME CONTABILIDADE conta com uma equipe especializada, avaliando os melhores cenários tributários para sua empresa.
Busque sempre uma contabilidade especializada em Casa do Norte, conte com equipes especializadas para atender a sua empresa, conte com a CPA PRIME CONTABILIDADE e venha ser mais uma Casa do Norte de sucesso em São Paulo.