contabilidade para dentistas

Índice

Muitas demandas ocupam o dia a dia de um dentista desde a sua formação: definir onde atender, montar o consultório, conquistar os primeiros pacientes e, claro a parte burocrática, que envolve as rotinas contábeis. E muitos profissionais encontram obstáculos exatamente nessa fase. Por isso, para sanar as dúvidas desses profissionais,  a CPA Prime Contabilidade preparou este conteúdo especial com algumas dicas valiosas sobre contabilidade para dentistas. Confira!

 

Encontre um contador de confiança

Terceirizar a gestão de consultórios odontológicos para um profissional especializado é fundamental. Ele tem a expertise necessária para lhe ajudar a manter em dia as responsabilidades fiscais e contábeis. E para estar sempre  acompanhando a situação atual de seu consultório, solicite ao seu contador os relatórios e realizem reuniões periódicas.

 

Separe contas pessoais e profissionais

Muitos profissionais de diversos setores cometem o erro de misturarem as contas pessoais com as contas do consultório. Tudo o que envolve gastos de trabalho como aluguel do espaço, insumos, equipamentos, folha de pagamento de funcionários e outras despesas não devem se confundir com sua vida privada. Só assim é possível fazer a gestão adequada e manter a saúde financeira do estabelecimento em dia.

 

Controle as despesas do consultório

Nem todo mundo tem aptidão para fazer uma boa gestão contábil e financeira, mas é preciso acompanhar onde estão sendo gastos os valores que recebe. Assim, você consegue acompanhar o que é possível reduzir, se é necessário cortar custos ou até onde pode ser interessante investir.

 

Foque em desenvolver o negócio

Agendar atendimento de pacientes, atendê-los e continuar se atualizando em sua área pelos já ocupa a maior parte do tempo. Por isso, fique livre para executar suas tarefas e deixe que a papelada fique a cargo do contador, que está habituado a essas rotinas burocráticas.

 

Faça um controle do fluxo de caixa

Com o fluxo de caixa você consegue acompanhar as entradas e saídas de todos os valores do consultório. Por meio dele, é possível avaliar se o estabelecimento está dando lucro ou prejuízo, quanto há de receita e de despesas, e assim criar um planejamento futuro.

 

Defina seu Regime Tributário de atuação

Muitos dentistas se queixam de que, embora tenham muitos pacientes e um grande volume de trabalho, não veem o seu faturamento aumentar na mesma medida. Uma das razões para isso é porque o regime tributário escolhido não é o mais adequado.  Os regimes tributários existentes são:

  • Lucro Presumido.
  • Lucro Real.
  • Simples Nacional.

 

Ocorre que as taxas podem variar muito de um regime para outro.  Por isso, é tão importante contar com contadores profissionais para lhe orientar . A CPA Prime Contabilidade é uma consultoria contábil com mais de 25 anos no mercado e com experiência em diferentes segmentos, inclusive clínicas e consultórios odontológicos. Quer saber como fazer podemos te ajudar a realizar sua contabilidade para dentistas adequadamente? Entre já em contato com a CPA Prime Contabilidade!

 

 

 

Categorias

Orçamento em 3 passos

Preencha o formulário e fale com um especialista

Últimos Posts:

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram