Contabilidade para restaurantes fast-food
02/06/2023Contabilidade para autopeças
07/06/2023Embora possam parecer a mesma coisa, a verdade é que recibo ou NF são documentos bem diferentes. Neste conteúdo da CPA Prime Contabilidade, você vai entender as especificidades de cada um deles para saber qual emitir em cada situação. Confira!
O que é recibo?
Antes de citar as diferenças entre cada documento, é importante salientar o que define cada um. É chamado de recibo o documento que atesta um pagamento, seja ele referente a uma dívida total ou parcial. O recibo também deve ser assinado pela pessoa responsável pelo recebimento da quantia paga. Só assim é possível comprovar o recebimento dos valores.
Embora a assinatura seja uma característica do recibo, ela não é obrigatória. Há casos em que o recibo é emitido apenas como um comprovante simples de pagamento entre comprador e vendedor.
Mas para que tenha validade legal, é importante que o recibo seja preenchido da maneira correta, isto é, devem constar informações como a natureza do serviço prestado, valor e nome. O documento pode ser digitado ou redigido manualmente, sendo, neste último caso, necessária atenção para preenchê-lo com letra legível e sem rasuras.
Como preencher um recibo?
- Quem preenche o documento é o prestador de serviço ou vendedor.
- Deve conter duas vias, ficando uma com o cliente e outra com o prestador.
- É necessário preencher todas as informações como nome, data de entrega, descrição do serviço ou produto, estado, cidade e valor.
A emissão de recibos é fundamental para que a empresa ou prestador de serviços tenha um bom controle financeiro. Também é possível que o profissional emita um RPA (Recibo de Prestação de Autônomos), uma prática comum entre profissionais que não tenham CNPJ e prestem serviços a empresas de outras cidades.
O que é NF?
Já a nota fiscal é um documento com informações sobre uma venda. Sua finalidade é descrever tudo o que se refere àquele produto para a apuração de impostos.
A NF serve basicamente para evitar que esses estabelecimentos cometam o crime de sonegação de impostos. Por isso, é importante que o consumidor sempre peça a sua NF, seu não fornecimento pelo estabelecimento caracteriza crime tributário previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Recibo x NF: qual a diferença?
Enquanto o recibo comprova o pagamento parcial ou total de uma dívida, que pode estar associada à venda de um produto ou serviço, a nota fiscal garante que o produto vendido está em posse do cliente, uma vez que a NF só é emitida sob esta condição. Os dois documentos têm sua importância, contudo, não são equivalentes.
Ficou com alguma dúvida? Fale com a CPA Prime Contabilidade. Nossa equipe de especialistas poderá lhe auxiliar, orientando sobre as diferenças e finalidades de cada documento. Entre em contato conosco e saiba mais!