Contabilidade para pubs
25/10/2023Contabilidade para Farmácias
30/10/2023A razão social é o nome oficial de uma empresa. É ele que consta no contrato social, escrituras, notas fiscais e outros documentos importantes para o negócio. Assim, quando surge a necessidade de uma alteração de razão social, é necessário seguir alguns trâmites. E a CPA Prime Contabilidade te ensina a seguir qual é esse passo a passo. Confira!
É possível fazer a alteração da razão social?
Muitos empresários têm essa dúvida, mas mudar a alteração da razão social não apenas é possível como um procedimento comum. Existem diferentes razões para essa mudança como quando uma empresa muda de porte e precisa adequar suas estratégias empresariais e reposicionamento no mercado, uma vez que o antigo nome pode não refletir mais esse novo momento. Outra razão é quando o nome tem uma pronúncia ou grafia muito complexa, o que torna difícil para clientes lembrarem da sua marca. Pode ser ainda o contrário, isto é, que o nome seja tão comum que não agregue nenhum diferencial ao seu produto.
Essas são apenas algumas das razões que podem justificar a alteração da razão social de uma empresa. E para formalizar a alteração é preciso tomar as seguintes providências:
Consultar sócios e acionistas
Se a empresa tem mais de um sócio ou conta com acionistas, é necessário discutir em conjunto a intenção de mudança e obter a aprovação da maioria ou por unanimidade, dependendo de como foi registrada esta cláusula no contrato social.
Pesquisar a disponibilidade do novo nome
Antes de registrar o nome escolhido, é necessário pesquisar se a nova razão social está disponível. Se a razão social implica no nome fantasia, será necessário também avaliar a necessidade de alterar outros meios de comunicação como site, assinaturas e perfil corporativo nas redes sociais.
Elaborar um novo contrato social ou estatuto
A alteração da razão social deve ser formalizada em contrato, que irá substituir o registro anterior. Vale ressaltar que a razão social não tem necessariamente relação com o nome fantasia, podendo este permanecer o mesmo se a empresa preferir.
Registrar na Junta Comercial
Depois de atualizar o contrato social, é necessário registrar a alteração na Junta Comercial, que vai atualizar todos os documentos, uma vez que toda a documentação anterior que contenha o antigo nome será considerada inválida.
Comunicar aos demais órgãos públicos
Após a atualização na Junta Comercial, outros órgãos públicos devem ser atualizados sobre a alteração como a Previdência Social e a Receita Federal. Assim, garante-se que os compromissos trabalhistas e fiscais continuem sendo cumpridos.
Divulgar entre clientes e parceiros
É importante que colaboradores, clientes e fornecedores sejam comunicados sobre a mudança ocorrida na razão social. Essa formalização pode ser feita por diferentes canais, como por e-mail, em um comunicado no site e até nas redes sociais, dependendo de como a empresa se posiciona nos meios de comunicação.
Contar com o suporte de uma consultoria contábil é a forma mais rápida, segura e eficiente para a empresa que deseja fazer a alteração em sua razão social. E nós da CPA Prime Contabilidade, há mais de 28 anos no mercado, sabemos como te ajudar. Entre em contato conosco e saiba mais!