Alteração de Razão Social: como fazer?
27/10/2023Você Conhece as Normas Contábeis?
01/11/2023Segundo levantamento feito pelo Sebrae com base em dados da Receita Federal, há atualmente no Brasil cerca de 122 mil farmácias. Sendo que 84% delas são micro e pequenas empresas. E somente no primeiro semestre deste ano foram abertos 4 mil negócios neste setor.
Toda essa expansão evidencia a necessidade de uma boa gestão contábil para esse tipo de negócio. Nesse sentido, contar com uma empresa especializada em contabilidade para farmácias faz toda a diferença. Saiba como neste conteúdo exclusivo da CPA Prime Contabilidade.
Como é feita a contabilidade para farmácias
Registre as operações financeiras
É importante registrar todas as transações financeiras. O ideal é que esse processo seja feito diariamente para facilitar o controle de todas as entradas e saídas financeiras da farmácia.
Organize as finanças
É importante estabelecer uma organização financeira que seja eficiente e que facilite a manutenção de todos os documentos contábeis da empresa. Uma boa alternativa é criar um plano de contas, que categorize as transações de acordo com o tipo de operação como, por exemplo, venda de medicamentos, produtos de higiene, pagamento de fornecedores, folha de pagamento, custos fixos como aluguel e outras contas de consumo e etc.
Mantenha o controle do estoque
O estoque é uma área que merece máxima atenção, sobretudo quando se trata de medicamentos. Fazer o acompanhamento dos prazos de validade, quantidade e condições de armazenamento vai facilitar esse controle e evitar que faltem produtos ou que haja desperdício.
Faça relatórios financeiros
A elaboração de relatórios financeiros regulares que contenham dados importantes como demonstrações de resultados, fluxo de caixa e balanços patrimoniais ajudam a avaliar em tempo real o desempenho financeiro da farmácia.
Esteja em dia com os impostos
Assim como deve ser em todo tipo de negócio, estar em dia com as obrigações fiscais de sua farmácia é fundamental para garantir o funcionamento regular do negócio. Além de efetuar o pagamento de impostos, é importante arquivá-los para controle e consultas futuras, se for o caso.
Faça regularmente a conciliação bancária
Uma das operações mais importantes para estabelecimentos comerciais é a conciliação bancária, que deve ser realizada regularmente, evitando discrepâncias nos registros contábeis.
Consulte uma consultoria contábil
Contar coma consultoria contábil é a maneira mais eficiente de fazer uma boa gestão contábil de sua farmácia. O contador é o especialista que poderá garantir o cumprimento de todas as demandas fiscais, contábeis, financeiras e trabalhistas do seu negócio. E a CPA prime Contabilidade está aqui para te ajudar. Entre em contato com equipe e saiba mais.