Contabilidade para Peixaria
17/01/2024Contabilidade para loja de materiais elétricos
22/01/2024A taxa de inadimplência de empresas no Brasil, infelizmente, é um índice que vem crescendo. De acordo com um levantamento divulgado, em novembro de 2023 a taxa atingiu o maior nível desde o mesmo período registrado de 2020. Além disso, dívidas com mais de 90 dias de atraso ganharam peso no ano passado, representando 31,34% dos débitos registrados. Mas, de que maneira as empresas podem minimizar suas taxas de inadimplência? É o que vamos descobrir neste conteúdo da CPA Prime Contabilidade.
Estratégias para redução da taxa de inadimplência nas empresas
Os fatores causadores do aumento na taxa de inadimplência são os mais diversos. Desde redução no valor da renda familiar, imprevistos financeiros ou de saúde, alta dos preços e falta de controle financeiro são alguns. Mas para minimizar os impactos causados pela inadimplência de clientes, sua empresa pode adotar as seguintes estratégias:
Análise de Crédito Rigorosa
Antes de facilitar as condições para compra de produtos ou de serviços, é importante realizar uma análise de crédito minuciosa. Para isso, é importante se certificar sobre o histórico de crédito do cliente, sua renda e outras informações relevantes sobre o perfil deste consumidor.
Cobranças Automatizadas
Utilizar sistemas de automação para enviar notificações e lembretes para pagamentos é uma estratégia para reduzir a taxa de inadimplência. São mensagens automáticas que podem ser disparadas via SMS, WhatsApp e por e-mail.
Programas de Fidelidade e Incentivos
Oferecer programas de fidelidade ou descontos para os clientes que pagam em dia é uma forma de incentivar a pontualidade dos pagamentos.
Aumento de Parcelas
Facilitar o pagamento por meio de mais parcelas pode ser uma boa alternativa para clientes que tenham a necessidade de dividir o valor do débito em mais vezes.
Política de Pagamento
É importante descrever os termos de pagamento deixando-os mais claros e transparentes desde o início. Isso inclui prazos de pagamento, multas por atraso e condições específicas de pagamento.
Comunicação Efetiva
Adotar uma estratégia de comunicação clara e aberta com os clientes pode ajudar a entender suas necessidades e discutir as alternativas de pagamento, caso haja dificuldades.
Atualização de Dados dos Clientes
Garantir que os dados dos clientes estejam sempre atualizados evita a inconsistência de informações e facilita o envio de avisos para pagamento.
Monitoramento Contínuo
Analisar constantemente o histórico de compras dos seus clientes é uma maneira de identificar sinais de dificuldades financeiras e, consequentemente, prevenir inadimplências futuras.
Treinamento da Equipe
É essencial treinar as pessoas que ficarão responsáveis pelo setor comercial e de cobrança para que desenvolvam as habilidades de negociação necessárias e de resolução de conflitos.
Gestão Contábil
Relatórios, demonstrativos financeiros e contas a receber são outros recursos para identificar e reduzir a taxa de inadimplência de sua empresa, e uma gestão contábil eficiente é a área responsável por essas demandas.
No mercado há quase 30 anos, a CPA Prime Contabilidade já ajudou diversas empresas a reduzirem seus índices de inadimplência. Entre já em contato conosco e saiba mais.