Contabilidade para Lavanderia
14/02/2024Contabilidade para Nutricionista
19/02/2024O valor de pró-labore é uma remuneração paga aos sócios ou diretores de uma empresa pelos serviços prestados à organização. Assim, diferente dos salários, que são pagos aos funcionários, o pró-labore é destinado aos sócios ou diretores que exercem funções administrativas ou executivas na empresa.
Essa remuneração é uma forma de reconhecer o trabalho e dedicação dos sócios ou diretores, garantindo uma compensação financeira pelo tempo e esforço dedicados à gestão e operação do negócio. Mas quais são critérios definem esse valor? Vamos entender a seguir.
Pró-labore: como definir o valor?
O pró-labore pode ser estabelecido de acordo com diversos critérios como mercado, desempenho, necessidades financeiras dos sócios ou diretores e sua contribuição para a empresa. É importante destacar que o pró-labore não deve ser confundido com a distribuição de lucros da empresa, que corresponde à parcela dos lucros destinada aos sócios de acordo com a participação de cada um no capital social. Sendo assim, o pró-labore é uma remuneração pelos serviços prestados, enquanto a distribuição de lucros é uma forma de retorno do investimento feito sócios no negócio.
Os critérios que podem servir de base para definição do valor do pró-labore são:
Mercado
Uma das maneiras mais comuns de definir o pró-labore é baseá-lo nos valores praticados no mercado para cargos similares. Para isso, podem ser feitas pesquisas de remuneração ou consultorias especializadas.
Desempenho
Para algumas empresas, o pró-labore pode ser determinado com base no desempenho individual do sócio ou diretor, considerando metas e objetivos alcançados e nível de envolvimento com o negócio.
Necessidades financeiras
Outra forma de se calcular o pró-labore é levando em consideração as necessidades financeiras do sócio ou diretor, garantindo um valor suficiente para cobertura de suas despesas.
Contribuição para a empresa
Muitas empresas adotam como critério para definição do pró-labore a contribuição do sócio ou diretor para o sucesso e crescimento da empresa. Isso pode incluir habilidades e competências específicas, experiência e tempo dedicado ao negócio, além de sua quota participativa.
Política da empresa
Há organizações que possuem políticas internas para determinar o pró-labore, levando em conta fatores como porte da empresa, campo de atuação e sua estrutura de capital.
Para ajudar a empresa a estabelecer um valor justo de pró-labore, tanto para a realidade da empresa quanto para os sócios, uma consultoria contábil é de grande importância. Com a orientação adequada, será possível definir um valor e também todas as outras providências que envolvam o pró-labore como impostos e descontos, por exemplo.
Entre em contato com a CPA Prime Contabilidade e saiba mais!