Aposentados que abrem empresa perdem o benefício?
06/09/202422 de Setembro: Dia do Contador
23/09/2024Podem parecer conceitos fáceis de entender, mas a verdade é que nem todo empresário ou administrador sabe a diferença entre lucro e faturamento e saber fazer essa distinção pode ser decisivo para o desempenho financeiro da sua empresa.
Lucro x Faturamento
O faturamento é representado pelo total de receitas geradas por uma empresa durante um determinado período. Esse valor é a soma de todas as vendas e ou serviços realizados, independentemente dos custos envolvidos. Por exemplo, uma empresa vendeu produtos no valor de R$ 50.000,00 em um mês, isso significa que esse é seu faturamento bruto. Em essência, o faturamento é uma medida do volume de vendas e da capacidade da empresa de gerar receitas no mercado.
Já o lucro é o que realmente o número que importa para a sobrevivência e crescimento de uma empresa. Ele é o valor que sobra do faturamento após a dedução de todas as despesas e custos operacionais, como matéria-prima, salários, aluguel, impostos, e outras despesas variadas.
Assim, o lucro pode ser considerado o ganho líquido, ou seja, o dinheiro que efetivamente entra no caixa da empresa depois de todos os compromissos financeiros serem cumpridos. Tanto é que se uma empresa apresenta um faturamento alto, mas tem custos igualmente altos, o lucro pode ser baixo ou até inexistente, evidenciando a importância de uma boa gestão de custos.
Entender a diferença entre esses dois termos é necessário porque ainda que uma empresa tenha um grande faturamento, se os seus custos não forem bem administrados, ela pode não ser lucrativa e ficar no prejuízo. Por outro lado, uma empresa com faturamento mais modesto pode ser altamente lucrativa se mantiver seus custos sob controle. Portanto, enquanto o faturamento mostra a capacidade de uma empresa de gerar vendas, o lucro revela sua real eficiência para que essas vendas sejam transformadas em ganhos reais para a organização.
Leia também: Como avaliar a saúde financeira do seu negócio?
Isso porque no fim das contas, o sucesso financeiro de uma empresa não depende apenas de quanto ela vende, mas de quanto ela consegue reter após cobrir todos os seus custos. Essa competência é o que torna o lucro o verdadeiro indicador da sustentabilidade e viabilidade econômica de um negócio. É por isso que é fundamental que empreendedores e gestores estejam informados sobre as diferenças entre faturamento e lucro para garantir que a empresa esteja no caminho certo para o crescimento e a prosperidade. Quer entender melhor sobre lucro e faturamento e aprender como gerenciá-los para o bem do seu negócio? Fale com a CPA Prime Contabilidade.