análise de balanço

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Não tem muito mistério nessa resposta: é para o negócio continuar funcionando bem, trocando em miúdos, não levando a empresa à falência. O empreendedor que não se preocupa com a análise de balanço corre grande risco, afinal, ele fica por fora da real situação financeira da sua organização. Sem falar que sem a análise de balanço, você não consegue fazer uma análise  comparativa dos seus concorrentes. Entenda.

O que é a análise de balanço?

A análise de balanço é importante para a tomada de decisão, para um diagnóstico da situação econômica e financeira, possíveis falhas na administração da empresa, seus índices de liquidez ou do seu patrimônio. Com relatórios coletados da contabilidade, é possível saber como está a saúde financeira da sua empresa, e partir desse diagnóstico, decidir qual o melhor caminho a seguir na resolução e julgamento da situação da empresa e quais as suas possibilidades futuras.

E qual a importância da análise de balanço?

O resultado da análise é apresentado através de relatórios de análise financeira, que são compostos por alguns índices como índices de endividamento, rentabilidade, liquidez e fluxo de caixa operacional, além das conclusões e pareceres do analista.

Uma das principais ferramentas para a tomada de decisão é a análise do balanço social muito utilizada por alta direção e pelo gestor que faz uma análise financeira de balanço, além de outros como fornecedores, concorrência pública, bancos etc.

Análises de balanços

Análise horizontal – sua principal atividade é desenvolver um comparativo que contemple diferentes períodos de demonstrações financeiras.

Desse modo, é mais simples definir se a empresa teve um crescimento nesse intervalo de tempo ou se foi um período de queda.

Outro ponto importante a destacar é que a análise horizontal deve comparar a empresa à concorrência ou com seu setor de atuação.

Análise vertical – Já a análise vertical analisa um mesmo período.

Aqui, avaliamos que o diagnóstico financeiro é trabalhado de outro eixo para que a representatividade de um fator possa ser encontrada em relação ao todo de um valor.

Diferenças entre análise vertical e horizontal

A diferença entre análise vertical e horizontal é o período avaliado. A análise vertical atinge diferentes grupos ou contas em um mesmo prazo. Já a análise horizontal contrapõe períodos diferentes, porém, levando em conta as mesmas contas.

Fica a cargo da empresa decidir qual é a análise mais adequada para a sua empresa. Ambas as análises são usadas também para a avaliação de mercado, a fim de ajudar o empreendedor na sua tomada de decisão.

Acompanhe regularmente os números obtidos em determinados períodos, tenha cautela e evite os imprevistos.

Não esqueça que as análises horizontal e vertical podem ser aplicadas a diversos relatórios e indicadores de desempenho.

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