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13/07/2022Todo empresário está sempre em busca de conhecimento e informação para otimizar os resultados de sua em empresa, não é verdade? Afinal, a economia sofre transformações o tempo todo e para potencializar os números do seu negócio, um empreendedor precisa estar atento a vários indicadores. Neste conteúdo da CPA Prime Contabilidade saberemos mais sobre um deles: a Margem de Contribuição e como ela pode potencializar os lucros de seu negócio.
Afinal, o que é margem de contribuição?
A margem de contribuição é um dos indicadores mais importantes na hora de avaliar os números de uma organização. Ela pode ser compreendida como os valores restantes da receita total do negócio, resultante das vendas de produtos e serviços, após a eliminação de custos e de demais despesas variáveis.
Essa quantia é empregada nos custos fixos de manutenção da empresa, divididas em folha de pagamento dos colaboradores, manutenção e aluguel do espaço e também compõe o lucro restante para acionistas e empresários.
Assim, a margem de contribuição é um parâmetro que ajuda a avaliar a saúde financeira do negócio porque aponta se a empresa está lucrando o suficiente, mesmo após descontadas as despesas necessárias para o seu funcionamento. Baseada neste critério, a empresa pode criar ou rever estratégias para determinar os preços de produtos e serviços, desenvolver ações de marketing, vendas e demais estratégias que possam trazer mais lucros.
Por que definir a margem de contribuição é um indicador importante?
Avaliar com frequência a margem de contribuição permite que as empresas identiquem possíveis pontos de atenção e redirecionem suas ações antes que a empresa aponte para um cenário que trará mais prejuízo do que lucro. Através disso, é possível avaliar a necessidade de criação de novos produtos ou serviços, atualização ou mesmo sua descontinuidade.
Margem de contribuição: como calcular?
Agora que ja ficou clara a relevância desse indicador, vamos entender a seguir as maneiras para calculá-lo:
Para formular este cálculo antes de mais nada é preciso conhecer bem as despesas do seu negócio. Se surgirem dúvidas para entendê-las, basta ter em mente que os custos correspondem aos gastos realizados para a atividade fim da empresa como os honorários dos funcionários ou a aquisição de matérias primas com fornecedores, por exemplo. Entre os custos, existem as seguintes subcategorias:
- Custo Indireto: não relacionados à atividade fim, mas essenciais para o funcionamento da organização;
- Custo Direto: está associado à venda de determinado produto ou serviço e servem como referência para a sua precificação;
- Custos Variáveis: envolvem os processos produtivos, por isso sempre poderão oscilar de acordo com os resultados decorrentes da produção.
- Custos Fixos: como o próprio nome sugere estes custos sempre irão existir, independentemente da variação de outros indicadores.
Viu como pode ser simples definir a margem de contribuição do seu negócio? Se tiver dúvidas e precisar de ajuda para implementá-la, fale com a CPA Prime Contabilidade. Nosso escritório tem mais de 30 nos de experiência em rotinas administrativas, financeiras, contábeis e fiscais e podeá te ajudar.