fechamento contábil

Índice

O fechamento contábil é uma etapa importante que as empresas precisam cumprir em determinados períodos, geralmente ao final de cada ano. Mas você sabe o que é necessário para fazer um bom fechamento contábil? A CPA Prime Contabilidade te explica a seguir. Confira!

 

Fechamento contábil: qual a importância?

O documento consiste em revisar todas as movimentações realizadas pela organização dentro de determinado período. No fechamento contábil é possível compreender como está a situação fiscal, financeira e contábil da empresa.

Além de levantar e analisar os dados, o instrumento prevê a elaboração de um relatório detalhado, que pode servir para as lideranças de diversas áreas da empresa como financeira, fiscal, Recursos Humanos, Comercial e etc.

Fora isso, hoje, com o avanço da tecnologia, a confiabilidade dos dados é muito maior do que no passado, quando o processo era executado manualmente e trazia uma grande margem de erro.

Quanto à periodicidade do fechamento contábil, pode variar. Há empresas que fazem a análise anual, semestral, trimestral e mensal. Isso vai depender do fluxo de operações de cada organização e da necessidade de acompanhamento desses números.

 

Como fazer um fechamento contábil?

É necessário reunir uma série de documentos para elaborar um bom planejamento contábil. E é por isso que manter a periodicidade desse fechamento é fundamental, não apenas para entender como vai a saúde financeira da organização, como para ter uma referência concreta e atualizada dos dados, facilitando a revisão de estratégias e correções de processos, se for o caso.

 

Documentos necessários

Embora seja realizado por contadores, o fechamento contábil depende do fornecimento de dados de diferentes áreas. Assim, considere os seguintes documentos por departamentos para organizar:

  • Fiscal: NFs de prestação de serviços ou de vendas/compra de produtos;
  • Departamento Pessoal: documentos trabalhistas como recibos de férias, de salários, de vale-refeição de convênio médico, impostos de folha de pagamento, FGTS e INSS;
  • Impostos: levante os comprovantes de pagamentos de todos os tributos;
  • Controle de estoque: esse é um importante ativo da empresa, mas infelizmente, muitas empresas negligenciam a gestão de estoque. Não acompanhar esses dados pode resultar na falta de produtos e excesso de outros, o que, de uma forma ou de outra, prejudica o fechamento contábil da empresa;
  • Operações financeiras: reúna os comprovantes do que foi gasto e dos rendimentos, isso inclui empréstimos e extratos de cartão de crédito.

 

Conte com uma boa consultoria contábil

O contador é o profissional mais capacitado para o levantamento dos dados e a elaboração dos relatórios que irão compor o seu fechamento contábil. Por isso, procure profissionais de excelência e experientes nessa área, como a CPA Prime Contabilidade, que está há mais de 28 anos no mercado, contribuindo com as demandas contábeis de dezenas de empresas. Fale conosco e descubra como podemos te ajudar!

 

 

 

Categorias

Orçamento em 3 passos

Preencha o formulário e fale com um especialista

Últimos Posts:

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram