Contabilidade para Livrarias
12/04/2024Contabilidade para influencers
17/04/2024Já está em andamento o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024. E todo ano, muitos contribuintes têm dúvidas sobre como preencher a documentação, alguns deles não estão familiarizados com as regras e acabam cometendo erros que podem comprometer a validade do documento. Se você também enfrenta essa dificuldade, confira a seguir uma lista com os principais erros que você deve evitar cometer na entrega de sua declaração de Imposto de Renda!
Entrega do IR: erros mais cometidos
Atraso na entrega
Você é do time que sempre deixa pra última hora? Esse é um dos erros mais comuns. Mas saiba que não cumprir o prazo estabelecido pela Receita Federal para a entrega da declaração pode resultar em multas e penalidades. Por isso, dê início ao preenchimento da documentação com antecedência.
Omissão de rendimentos
Esquecer de incluir alguma fonte de renda na declaração, como salários, aluguéis, pensões, ou rendimentos de aplicações financeiras é um dos erros que mais causam problemas. Isso porque os sistemas da Receita Federal cruzam as informações preenchidas e facilmente identificam as divergências existentes, desde as mais sutis. É por isso que informar corretamente os rendimentos é uma exigência fundamental.
Erros de digitação
Falta de atenção pode resultar em erros na hora de digitar informações essenciais como nome completo, números de CPF, valores de rendimentos, despesas dedutíveis, etc. Quando fizer a declaração de IR, tenha atenção absoluta.
Não declaração de dependentes
Não deixe de incluir dependentes que poderiam ser abatidos na declaração nem informe dados incorretos sobre eles. Pais que declaram filhos como dependentes é algo recorrente. Mas nem sempre declaram o recebimento de benefícios como bolsa-estágio, por exemplo.
Também há filhos que declaram pais como dependentes, mas não observam o critério de que estes não podem exceder o rendimento anual de R$ 24.511,00.
Outro erro comum é incluir os mesmos dependentes em mais de uma declaração.
Não declarar bens e direitos
Não informar a posse de imóveis, veículos ou outras propriedades. A não declaração pode acarretar o pagamento de multa aplicada pela Receita Federal, que pode variar de 1% a 75% do imposto devido, de acordo com o estabelecido pela Lei 9.430/96.
Autonomeação como isento
É a própria Receita Federal que define os critérios para que um contribuinte esteja desobrigado da apresentação da Declaração.
Também só o Órgão poderá definir a isenção de indivíduos que sejam dependentes em outras declarações de Pessoas Físicas ou que possuam como fontes de rendimentos benefícios previdenciários como pensão ou aposentadoria.
Não recorrer à Declaração retificadora
Geralmente, a maioria dos casos em que a declaração é preenchida incorretamente tem solução. Mas muitos contribuintes esquecem de utilizar a declaração retificadora que pode ser utilizada de forma muito simples, basta preencher e utilizar o próprio sistema da Receita Federal para envio da correção.
Todos esses erros podem ser facilmente evitados ao buscar ajuda de uma consultoria contábil. O preenchimento da declaração de imposto de renda deve ser feito com muito cuidado e atenção e qualquer erro nesse processo pode ser prejudicial ao contribuinte. Fora isso, um contador está familiarizado com os formulários e termos contábeis e poderá cuidar de tudo de forma rápida e eficiente. Fale agora com a CPA Prime Contabilidade.