Contabilidade para Escola
17/05/2024Gestão de Ativos: como gerenciar os recursos do seu negócio?
22/05/2024Você já ouviu falar sobre o mercado de adquirência? Esse setor de serviços financeiros é o responsável pela aceitação de pagamentos eletrônicos por parte dos comerciantes, o que faz dele uma área muito importante para a movimentação da economia. Mas quais os agentes envolvidos no mercado de adquirência e como ele funciona? A CPA Prime Contabilidade te conta tudo a seguir.
Como funciona o Mercado de Adquirência?
O mercado de adquirência atua como um intermediador entre comércios e instituições financeiras que realizam transações eletrônicas de pagamento, especialmente por cartões de crédito e débito. Entenda, a seguir, quais agentes estão envolvidos nessas operações e como elas são processadas.
Provedores de Serviços de Adquirência (Adquirentes)
As empresas que atuam no mercado de adquirência são chamadas de adquirentes. Essas organizações fornecem aos estabelecimentos comerciais (lojas físicas, lojas online, prestadores de serviços, etc.) os equipamentos e tecnologias necessários para aceitar pagamentos eletrônicos por meio de cartões de crédito e débito.
Equipamentos de Pagamento
Os adquirentes fornecem aos comerciantes equipamentos de pagamento, como terminais de ponto de venda (POS) ou leitores de cartão, que permitem que os clientes possam efetuar pagamentos eletrônicos. Esses dispositivos podem ser físicos, para uso em lojas físicas, ou virtuais, para uso em comércios online.
Processamento de Transações
Quando um cliente realiza uma compra e opta por pagar com cartão de crédito ou débito, a informação da transação é transmitida para o terminal de pagamento do comerciante. Esse terminal, por sua vez, encaminha a transação para o sistema do adquirente.
Autorização e Liquidação
O adquirente verifica a transação, realizando uma série de etapas, incluindo confirmação do saldo do cliente e a autenticação da transação. Após a aprovação, a transação é liquidada, o que significa que o valor da compra é transferido da conta do cliente para a conta do comerciante.
Taxas de Processamento
Em troca dos serviços prestados, os adquirentes cobram dos comerciantes taxas de processamento por essas transações. Essas taxas podem incluir um custo fixo por transação, uma porcentagem do valor da transação ou uma combinação de ambas.
Segurança e Conformidade
Também fica a cargo dos adquirentes garantir a segurança das transações eletrônicas, o cumprimento das regulamentações e padrões de segurança estabelecidos pelas organizações de cartões de pagamento, como o PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados do Setor de Cartões de Pagamento).
Mercado de Adquirência nos dias atuais
O setor passou por várias transformações nos últimos anos. A popularização da internet e o novo perfil do consumidor, que passou a fazer mais transações online (principalmente depois da pandemia), levaram à digitalização do dinheiro e ao surgimento de novas oportunidades de negócio para atender a essa demanda.
O novo cenário fez com que o Banco Central colocasse em prática a adoção de medidas que aumentassem a competitividade no mercado e incentivasse os pagamentos eletrônicos. Um exemplo disso foi a chegada do Pix, em 2020, que movimentou ainda mais o mercado de adquirência no Brasil.
Existe, ainda, uma mobilização feita por muitas empresas que estão criando suas próprias instituições de pagamento, com a finalidade de fortalecerem a cadeia de valor e manterem o dinheiro dentro dos seus ecossistemas, sem depender de bancos.
Leia também: Empresas em crescimento: quais os desafios contábeis?
Viu como o mercado de adquirência desempenha um papel crucial na infraestrutura financeira, facilitando as transações eletrônicas de pagamento e proporcionando conveniência tanto para os comerciantes quanto para os consumidores? Para continuar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre finanças, contabilidade e negócios, acesse o blog da CPA Prime Contabilidade.