Como avaliar a saúde financeira do seu negócio?

Ao contrário do que pensam muitos empresários, o lucro não é o único índice a se considerar na hora de avaliar a saúde financeira do negócio. Para garantir a estabilidade e o crescimento de uma empresa a longo prazo, é necessário analisar outros indicadores financeiros que irão fornecer uma visão mais clara do desempenho e […]

saúde financeira

Nesse artigo você vai ver:

Ao contrário do que pensam muitos empresários, o lucro não é o único índice a se considerar na hora de avaliar a saúde financeira do negócio. Para garantir a estabilidade e o crescimento de uma empresa a longo prazo, é necessário analisar outros indicadores financeiros que irão fornecer uma visão mais clara do desempenho e viabilidade do negócio. Mas quais são esses indicadores? É o que a CPA Prime Contabilidade te mostra a seguir.

 

Análise do fluxo de caixa

Essa é uma das métricas mais importantes para entender a saúde financeira da sua empresa. O fluxo de caixa representa o dinheiro que entra e sai do negócio em um determinado período. Para avaliar esse índice, considere os seguintes critérios:

Fluxo de caixa operacional: verifique se a empresa gera receita suficiente em suas operações para cobrir despesas diárias.

Fluxo de caixa livre: este é o dinheiro disponível após despesas operacionais e investimentos em capital. Um fluxo de caixa livre positivo indica que a empresa tem recursos para investir em crescimento ou pagar dívidas.

 

Demonstração de resultados (DRE)

A DRE (ou Demonstração do Resultado do Exercício) mostra o desempenho financeiro da empresa ao longo de um período. Os parâmetros avaliados na DRE são:

Receita bruta: o total de vendas ou valor dos serviços prestados.

Lucro bruto: receita bruta menos o custo das mercadorias vendidas (CMV) ou dos serviços prestados.

Lucro: o lucro bruto subtraindo as despesas operacionais (como salários, aluguel, contas de consumo e etc.).

 

Balanço patrimonial

Esse índice indica uma visão da posição financeira da empresa em um determinado período. O balanço é dividido em três partes:

Ativos: o que a empresa possui (dinheiro, estoques, imóveis, etc.).

Passivos: tudo que a empresa deve (empréstimos, contas a pagar, etc.).

Patrimônio líquido: diferença entre ativos e passivos, representando o valor líquido da empresa.

 

Análise de índices financeiros

Os índices financeiros são ferramentas necessárias para avaliar a saúde financeira do negócio e comparar seu desempenho ao longo do tempo ou com outras empresas do setor. Alguns índices importantes incluem:

Índice de liquidez corrente: ativos circulantes divididos por passivos circulantes, pois mede a capacidade da empresa de pagar suas dívidas de curto prazo.

Índice de endividamento: passivos totais divididos pelo patrimônio líquido. Esse indicador mensura o nível de endividamento em relação aos recursos próprios da empresa.

Margem de lucro: é o lucro líquido dividido pela receita total e mede a eficiência da empresa em transformar receitas em lucro.

 

Análise de rentabilidade

Para que seja avaliada a capacidade da empresa de gerar lucro em relação ao investimento realizado, devem ser consideradas as seguintes métricas:

Retorno sobre o ativo (ROA): é o lucro líquido dividido pelos ativos totais. Indica a eficiência na utilização dos ativos para gerar lucro.

Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE): o ROE é o lucro líquido dividido também pelo patrimônio líquido. Esse índice mede a rentabilidade de capital dos acionistas.

 

Ticket médio

Quanto os clientes vêm pagando pelos seus produtos ou serviços em média? Para saber, é preciso dividir o faturamento total pelo número de vendas realizadas. Com o valor do ticket médio, você consegue avaliar o real desempenho das vendas de sua empresa.

 

Gestão de custos

Uma outra prática que é rotina na gestão da empresa é o gerenciamento de custos. Esses valores devem ser constantemente avaliados para identificar áreas para possíveis reduções.

 

Leia também: 5 estratégias para redução de custos na sua empresa

 

Avaliar a saúde financeira da sua empresa é um processo contínuo e multifacetado que requer atenção aos detalhes e uma compreensão clara dos indicadores financeiros chave. Vale ressaltar que todos esses indicadores são dados informados pela contabilidade. Assim, para ter uma avaliação financeira baseada em parâmetros precisos e confiáveis, a gestão contábil é fundamental. É ela que será a base para o sucesso do negócio a longo prazo. Quer saber mais como a consultoria contábil pode contribuir para o crescimento da sua empresa? Fale com a CPA Prime Contabilidade.

Compartilhe esse post