Declaração de IR: o que pode levar a cair na malha fina e como evitar?

declaração de ir

Índice

O período de declaração de ir ano-calendário 2021 já começou e para passar longe da malha fina é preciso garantir que toda a sua documentação esteja completa e adequada. Vamos saber como neste conteúdo da CPA Prime Contabilidade.

 

O que é malha fina?

Cair na malha fina é o maior pesadelo de quem se prepara para fazer sua declaração de imposto de renda. Mas o que esse termo tão temido significa? A expressão “malha fina”, que já se popularizou, é a reprovação da declaração do imposto de renda. Após o envio para o site da Receita Federal, o sistema faz uma análise criteriosa das informações e, ao identificar alguma inconsistência nesse processo que funciona como um tipo de peneira, o contribuinte cai na malha fina.

Como consequência, pode ocorrer desde a não restituição do IR, pagamento de multa, dificuldade de acesso a créditos como financiamentos e empréstimos bancários até bloqueios de CPF e de operações financeiras que necessitem de identificação.

 

O que pode levar um contribuinte a cair na malha fina?

A divergência de informações pode ocorrer pelos seguintes motivos: omissão ou declaração de dados financeiros incompletos (isso inclui bens como veículos e/ou imóveis), não informar sobre aplicações e investimentos, erros ao preencher informações e discrepância ao cruzar os dados declarados com o de empresas envolvidas, como estabelecimentos comerciais e instituições financeiras.

 

Como evitar esse tipo de problema?

Ao fazer sua declaração de imposto de renda, é imprescindível preenchê-la de acordo com as informações que constem em seu informe de rendimentos. É através deste informe que será comprovada a veracidade de todas as informações que você está declarando. E para não cair na malha fina, as dicas a seguir podem ajudar:

  • Com antecedência, levantar as informações necessárias (informe, comprovantes e recibos).
  • Preencher corretamente a declaração, sem omitir informações.
  • Caso tenha dependentes, como o cônjuge, os documentos de rendimento deste também deverão ser considerados.
  • Rendimentos tributáveis devem constar da declaração.
  • Um mesmo dependente não pode constar em mais de uma declaração.
  • Bens no exterior também devem ser declarados.
  • Ganhos e perdas de renda variável também devem ser declarados.
  • Doações a entidades assistenciais não reconhecidas pela Receita Federal não devem ser declaradas.

 

Caí na malha fina! Como posso resolver?

O pior aconteceu? Calma que tem jeito! Ao identificar a reprovação de sua declaração, verifique quais informações ficaram pendentes ou foram preenchidas equivocadamente. Feito isso, você precisa entrar no aplicativo do Imposto de Renda disponível no site do Governo Federal e acessar um dos seguintes campos: retificação da declaração ou visualização das pendências para solução.

Até que você faça as adequações necessárias, a sua declaração ficará retida. Mas, atenção: as correções devem ser feitas antes que ocorra uma fiscalização, isto é, antes que o contribuinte seja notificado ou intimado.

O prazo final para entrega da declaração do imposto de renda referente a 2021 é em 29 de abril. E para garantir que sua documentação esteja de acordo com os critérios da Receita Federal, sem nenhuma inconsistência ou pendência, conte com a CPA Prime Contabilidade e sua experiência de mais de 30 anos em assessoria contábil.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Categorias

Orçamento em 3 passos

Preencha o formulário e fale com um especialista

Últimos Posts: