Contabilidade para autopeças
07/06/2023Contabilidade para supermercados
12/06/2023Baixa performance, queda nos lucros, equipes desmotivadas… já parou para pensar que todos esses problemas podem estar associados a uma única causa: o clima dentro do ambiente corporativo? Neste conteúdo da CPA Prime Contabilidade, você vai entender a importância deste conceito e como monitorar a qualidade desta prática em sua empresa. Leia o artigo na íntegra!
O que é ambiente corporativo?
É todo lugar onde as pessoas executem suas atividades laborais. Assim, é de total importância que esse espaço ocupado pelos colaboradores seja o mais saudável possível.
Infelizmente, muitos empresários e gestores negligenciam a construção de um bom ambiente de trabalho por alimentarem uma crença equivocada de que os lucros e outros índices de performance não dependem da percepção da equipe sobre a empresa.
O resultado disso é muitas vezes um ambiente corporativo hostil, com péssima comunicação, baixa produtividade, pouco engajamento dos colaboradores, alto índice de turnover, além do surgimento de doenças relacionadas ao estresse como Síndrome de Burnout, depressão, algumas alergias, crises de ansiedade, síndrome do pânico, entre outras.
Assim, avaliar como anda o ambiente corporativo é uma boa forma de monitorar esses problemas antes mesmo que eles se instalem. Para isso, é importante verificar aspectos como:
- O desempenho individual e por departamento;
- O relacionamento entre os membros de uma equipe e também entre equipe e seu gestor;
- Nível de interesse e comprometimento com as demandas;
- Clareza sobre os índices de performance e se estes são mesmo alcançáveis ou irreais.
Como melhorar o ambiente corporativo?
Após mensurar como andam esses aspectos, é chegada a hora de implementar estratégias para melhorar o clima organizacional. Confira essas estratégias a seguir:
Faça uma pesquisa de clima
Para saber como anda o clima organizacional é preciso, antes de mais nada, ouvir os funcionários. Contudo, nem sempre as pessoas se sentem confortáveis em se expor, relatar queixas e insatisfações. Nesses casos, uma boa forma de executar a pesquisa é permitir que as pessoas preencham formulários anônimos.
Esses formulários devem conter várias perguntas não apenas em formato de alternativas, mas também dando ao colaborador a oportunidade de descreverem como se sentem.
Uma outra abordagem é por meio de reuniões individuais com cada colaborador. Sempre, é claro, mantendo em sigilo sobre o que foi confidenciado.
Estabeleça metas tangíveis
Uma das principais queixas de colaboradores é a cobrança por metas irreais. Isso porque, ao estabelecer resultados inatingíveis, o que muitos gestores conseguem não é uma boa performance da equipe, mas sim frustração e sensação de fracasso. Essa desmotivação causa efeito inverso, comprometendo o desempenho e engajamento dos colaboradores.
Ofereça programas de benefícios
Não é apenas uma remuneração justa que atrai bons profissionais e os mantém dentro de uma empresa, um bom pacote de benefícios também gera motivação.
E aqui não nos referimos aos benefícios básicos como vale-transporte, vale-refeição e assistência médica. A empresa, dentro do possível, deve sempre tentar agregar outros benefícios como incentivo à educação (custeando parte dos estudos como graduações, especializações ou cursos de idiomas), vale-alimentação, convênios com academias, entre outros.
Prepare bons líderes
Um líder é bem diferente de um chefe. Enquanto o primeiro engaja, motiva e assume os desafios e responsabilidades junto à sua equipe, o último tem uma postura autoritária e gera distanciamento e medo nos colaboradores.
Por isso, líderes bem preparados, competentes, empáticos tendem a transmitir os mesmos valores às suas equipes. E é isso que, de fato, traz bons resultados à uma empresa.
Viu como o clima em um ambiente corporativo pode impactar positivamente os resultados de uma empresa? Para continuar acompanhando outras notícias sobre contabilidade, finanças, administração e empreendedorismo, acesse o site da CPA Prime Contabilidade!