Contabilidade para Transporte Escolar
03/04/2024Contabilidade para Biomédicos
08/04/2024Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, principalmente no Brasil. Foi o que mostrou um levantamento realizado pelo Sebrae com base em dados da Receita Federal, que apontou somente no primeiro semestre de 2023 um saldo positivo de 868 mil novos pequenos negócios. Nesse cenário, o MEI representa um resultado ainda maior: o Brasil tem 13,2 milhões de Microempreendedores Individuais, representando 70% das empresas do país.
Se você deseja fazer parte dessa gama de microempresários e ter seu próprio negócio, parabéns pela decisão! Mas, para que criar sua empresa seja um projeto bem-sucedido é claro que é necessário planejar. E para te ajudar nessa empreitada, a CPA Prime Contabilidade traz um passo a passo detalhado com tudo o que você precisa saber para abrir o seu negócio. Confira a seguir.
Como abrir um negócio?
1 Descobrir se você tem perfil empreendedor
Nem todo mundo nasceu para empreender e não há absolutamente nada de errado com isso. Mas para saber se ser empreendedor é para você, que tal se fazer as seguintes perguntas:
– De que maneira você lida com as incertezas da vida?
– Se fosse demitido do emprego agora, por quanto tempo seria possível manter seu padrão de vida atual?
– Em uma situação estressante, o que faz para manter o controle?
– Como é a sua relação com o dinheiro?
Lembrando que não existem “respostas certas” a essas perguntas. Mas refletir sobre esses questionamentos pode ser um bom começo para entender se o universo empreendedor é mesmo para você.
2 Definir o tipo de negócio
Se você chegou aqui é porque acredita que o cenário empreendedor é para você. Agora, o próximo passo é definir qual tipo de negócio você deseja abrir.
Um bom começo é selecionar assuntos de seu interesse, pesquisando informações sobre o segmento e descobrindo se há oportunidades interessantes para esse mercado. Uma dica para isso é associar algumas de suas características pessoais àquelas tarefas que desenvolve com maior habilidade. Isso porque aumentamos as nossas chances de sucesso quando executamos algo de que gostamos.
Caso você não seja ainda um expert em alguma habilidade, vale criar uma lista com áreas de interesse. Isso porque assuntos pelos quais temos curiosidade despertam em nós uma disposição maior para estudar e nos aprofundar. Aliás, estudar é um requisito fundamental a quem quer empreender.
3 Analise a viabilidade do projeto
Alguns negócios são mais arriscados do que outros. Por isso, é preciso considerar diferentes fatores na hora de avaliar a viabilidade de um projeto: é um serviço/produto novo no mercado? Existe demanda? Você dispõe de capital para investir? De acordo com o seu perfil de empreendedor, seria mais interessante um negócio novo ou uma marca mais conhecida, como uma franquia, por exemplo?
4 Crie um plano de negócios
Esse instrumento te ajudará a organizar informações relevantes sobre o setor como produtos e serviços oferecidos no segmento, fornecedores, comportamento dos clientes e análise de concorrentes.
Além disso, trará uma visão estratégica mais clara para definir os passos futuros no negócio.
Leia também: Como fazer um Plano de Negócios?
5 Coloque a mão na massa
Agora é a hora de finalmente tirar os planos do papel e transformar sua ideia de negócio em realidade.
Para isso, são necessárias diversas medidas que passam desde um estudo aprofundado (e contínuo) sobre o negócio para estar sempre antenado com tudo o que envolve o setor, como providências para abertura e formalização da empresa.
E para que essa parte burocrática seja feita de maneira eficiente e segura, receber uma orientação contábil é fundamental. Afinal, só um contador possui toda a expertise necessária para fazer o levantamento da documentação necessária para abertura, regime tributário adequado, legalização do negócio, entre outras.
Vai empreender? A CPA Prime Contabilidade pode te ajudar!