Quais as vantagens da Contabilidade Estratégica?
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08/11/2024Você já imaginou como tudo em sua empresa seria melhor se fosse alcançado o ponto de equilíbrio financeiro? Se você não sabe como atingir esse resultado ou sequer sabe o que significa esse ponto de equilíbrio, pare o que estiver fazendo e leia este artigo sobre o assunto que a CPA Prime Contabilidade preparou para você otimizar os resultados financeiros do seu negócio.
Ponto de equilíbrio financeiro: o que significa?
Chamamos de ponto de equilíbrio financeiro o indicador que aponta quanto um negócio precisa vender para que sejam cobertos seus custos operacionais. E esse é um fator essencial para qualquer empresa que preze pela sua saúde financeira, certo?
Assim, alcançar o ponto de equilíbrio financeiro é um objetivo vital para qualquer negócio, já que marca o momento em que as receitas começam a equiparar com as despesas, indicando que a organização não está mais operando no vermelho. Atingir esse ponto significa estar a caminho de um momento do negócio mais sustentável e lucrativo.
Leia também: Como avaliar a saúde financeira do seu negócio?
Mas como atingir esse ponto de equilíbrio financeiro?
Ainda que cada negócio tenha suas próprias características, algumas estratégias podem ajudar a facilitar esse processo.
Antes de mais nada é necessário levantar quais são os custos envolvidos no seu negócio. Geralmente estão divididos entre custos fixos e variáveis. Os custos fixos são aqueles que não variam com o volume de vendas ou de produção e são representados por despesas como aluguel e salários dos colaboradores, por exemplo. Já os custos variáveis estão diretamente associados à quantidade de produtos ou serviços vendidos, como compra de matéria-prima, comissões de vendas e gastos logísticos, entre outros. Ter clareza sobre esses custos é essencial para determinar quanto a empresa precisa faturar para cobri-los, alcançando, assim, seu ponto de equilíbrio financeiro.
Existe uma ferramenta simples para calcular esse indicador, que é a seguinte fórmula: Ponto de equilíbrio financeiro = (custos fixos e despesas fixas) / Margem de contribuição.
A fórmula simples, mas poderosa, permite que o empresário ou gestor financeiro saibam exatamente o volume mínimo de vendas necessário para cobrir todos os custos da empresa. Basicamente, o ponto de equilíbrio é calculado dividindo-se os custos fixos pela margem de contribuição (a diferença entre o preço de venda e os custos variáveis). Conhecendo essa equação, você poderá ter uma visão mais clara sobre quantas vendas serão necessárias para começar a operar com lucro.
Mas isso não é tudo. O preço de venda do produto ou serviço também é importante para alcançar o ponto de equilíbrio. Se seus preços forem muito baixos, será preciso vender muito mais para que os custos sejam cobertos. Um preço mais alto, por sua vez, poderá afastar os clientes. Assim, também no que se refere ao preço é necessário buscar um equilíbrio entre preço competitivo e uma margem que cubra os custos com eficiência.
Alcançar o ponto de equilíbrio financeiro não é nenhum bicho de sete cabeças, mas exige visão estratégica, planejamento e disciplina. Entendendo quais são todos os custos e criando uma estratégia para otimizar as vendas, sua empresa ocupará uma posição muito mais favorável e sólida no mercado. Precisa de ajuda para obter esses resultados no seu negócio? Fale agora com os consultores da CPA Prime Contabilidade. No mercado há mais de 30 anos, já ajudamos dezenas de empresa a potencializarem seus resultados financeiros.