Contabilidade para Pet Shop: por que ela é vital para o negócio?
23/11/2022Contabilidade para dentistas
07/12/2022Todo empresário sabe que a métrica que avalia a boa saúde financeira de um negócio é o lucro. Por isso, o cálculo da margem de lucro é imprescindível para garantir que as contas da sua empresa fechem no azul. Neste conteúdo da CPA Prime Contabilidade, você vai aprender como calcular a margem de lucro e saber quais as suas variações. Confira!
O que é margem de lucro?
Definir a margem de lucro para um produto ou serviço pode ser um desafio para alguns empreendedores. Para facilitar, é importante ter em mente que o lucro representa a diferença entre o faturamento resultante das vendas dentro de um determinado período e os custos de produção do produto / execução do serviço. Portanto, é necessário subtrair todos os custos para obter a margem de lucro e assim o empreendedor consegue ter uma visão geral dos números de sua empresa, e poderá precificar melhor seus produtos e serviços.
Quais os tipos de lucro?
Você sabia que há várias métricas de lucro que devem ser analisadas em sua empresa? Veja a seguir quais são:
Margem de lucro líquida
Esse é o real critério que determina se uma empresa realmente está obtendo lucro ou dando prejuízo. O lucro líquido é a receita total depois de subtraídas todas as despesas de produção, além dos demais custos como impostos, juros e custos de operação.
Para facilitar, podemos visualizar essa fórmula da seguinte maneira:
(MARGEM DE LUCRO = LUCRO LIQUIDO/RECEITA BRUTA X 100)
Margem de Lucro Operacional
Essa é a receita total depois de serem subtraídas todas as despesas comerciais. Veja a fórmula abaixo:
Margem de Lucro Operacional = Lucro Operacional/Receita Liquida x 100
Podemos chamar de despesas comerciais: amortização, despesas operacionais e administrativas e custos de produtos vendidos.
Margem de Lucro Ideal
É o índice mínimo para que uma empresa mantenha suas operações e seja considerável financeiramente saudável.
O índice ideal depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro para empresas de Serviços gire em torno de 20% a 30%, para Comércios em geral de 15% a 20% e para Industrias de 8% a 12%, mas lembrando que isso são números que variam de empresa para empresa de acordo com a gestão de cada uma.
Margem de Lucro Bruta
Essa base de cálculo refere-se ao demonstrativo da receita total, exceto os custos dos produtos vendidos. É o lucro correspondente a todos os custos de produção.
Para se chegar à margem bruta, divide-se o lucro bruto pela receita líquida. Geralmente, esse valor é menor que 1, e, por isso, multiplica-se por 100 para que possa ter um valor percentual.
Lembrando que esse número pode ser negativo se a organização operou no prejuízo nesse período.
Margem de Lucro Bruta = lucro bruto / receita líquida x 100
Como calcular?
Agora que você já conhece todas as variações dessa métrica que a sua empresa precisa fiscalizar, é hora de saber como fazer esse cálculo.
Para definir a margem e lucro de um produto é preciso subtrair os custos do preço final e dividir por esse mesmo valor, depois multiplicá-lo por 100. Vamos apresentar a seguir todos os elementos que devem ser considerados para compor este cálculo:
ML = Margem de Lucro
C = Custos
D = Despesas
P = Preço da mercadoria ou serviço
Com esses itens, o cálculo é feito da seguinte forma:
ML = {[P – (C + D)] / P]} x 100
Ficou com alguma dúvida sobre como definir a margem de lucro da sua empresa? Consulte a CPA Prime Contabilidade. Somos uma assessoria contábil que há mais de 25 anos auxilia empresas dos mais variados portes e segmentos em suas rotinas contábeis e fiscais. Entre em contato conosco.