Como é feito o cálculo de IPVA

Escrito Por CPA Prime Contabilidade

Índice

Começo de ano são sempre os mesmos custos fixos, IPTU, Matrícula escolar, IPVA, fatura do mês anterior onde geralmente se gasta além da conta. E em meio a tantos custos, uma sempre gera uma dúvida: como é feito o cálculo do IPVA?

 

O que é IPVA?

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é um tributo que todo dono de veículos terrestres deve pagar anualmente. 50% do valor fica com os Estados ou o Distrito Federal, e os outros 50% ficam para os municípios em que os veículos foram registrados.

Devem pagar o IPVA proprietários de carros, motos, caminhões, ônibus etc., o tributo não é cobrado de veículos aéreos ou aquáticos.

Os valores pagos são parte do orçamento anual de cada uma das regiões, os valores são destinados a várias áreas de atuação da prefeitura e do Estado, como segurança pública, saúde, educação, infraestrutura do trânsito etc.

 

Como é feito o cálculo do IPVA?

O Cálculo do IPVA é feito da seguinte maneira: o valor venal do veículo na Tabela FIPE é utilizado como base, a parti dele, é multiplicado pela alíquota, que varia de estado para estado A Região Sudeste possui as maiores alíquotas do imposto, o que faz com que, geralmente, o IPVA seja mais caro.

Sendo assim, para descobri o valor do IPVA do seu carro, antes de tudo, você deve conferir o valor do seu veículo na tabela FIPE. Lembrando que é necessário também, selecionar o modelo, versão e ano do veículo.

Já sabemos o valor do carro, agora hora de descobrir o valor da alíquota do estado onde você reside. O IPVA é um imposto de responsabilidade estadual, sendo assim, não existe um único valor para todo o país. E mais, diferentes categorias de veículos terão alíquotas diferentes. É preciso saber o valor do imposto no seu estado.

Essas são as alíquotas de São Paulo:

–  Carros de passeio: 4%

– Veículos movidos somente a gás e energia elétrica: 3%

– Motos, caminhonetes, microônibus, ônibus e maquinário pesado: 2%

– Caminhões: 1,5%

– Veículos de locadoras: 1%

 

Para onde vai o valor arrecadado do IPVA?

Muita gente se pergunta para onde vai o valor arrecadado com o IPVA, 40% do valor fica com os estados ou o Distrito Federal, e os outros 40% ficam para os municípios em que os veículos foram registrados e deve corresponder ao local de residência ou domicílio do proprietário, os 20% que resta vai para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação).

 

Isenção do IPVA

Veículo com mais de 20 anos estão isentos de pagar o IPVA. Além disso, proprietários de veículos que se enquadram como PcD (Pessoa com Deficiência) também são isentos do IPVA e de outros tributos.

Microônibus e ônibus urbanos, veículos oficiais e de entidades sem fins lucrativos e taxistas também se enquadram na isenção do IPVA.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato, a CPA Prime Contabilidade pode te ajudar!

Compartilhe
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Categorias
Orçamento em 3 passos
Preencha o formulário e fale com um especialista
Últimos Posts:
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner