Obrigações acessórias e como impactam sua empresa
13/07/2022O que são incentivos fiscais?
27/07/2022Uma das rotinas mais comuns e importantes do setor financeiro e/ou contábil de uma empresa é a conciliação contábil. Um erro neste processo pode resultar em desorganização e até grandes prejuízos para o negócio. Neste conteúdo da CPA Prime Contabilidade, você vai aprender o que é a Conciliação Contábil e qual a relevância desta verificação no dia a da empresa.
O que é Conciliação Contábil?
A conciliação contábil deve ser uma rotina frequente do setor administrativo e consiste em conferir e comparar, detalhadamente, os valores que foram creditados e debitados das contas corporativas. Com esta prática, é possível constatar se todos os valores lançados em planilhas ou sistemas correspondem aos gastos reais da empresa ou se há inconsistências.
E com qual periodicidade deve ser feita a conciliação contábil? A frequência pode variar, mas geralmente a maioria das empresas opta por fazê-la em intervalos mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.
Qual a importância da conciliação contábil?
Vários problemas podem ser evitados quando adotado este procedimento. Os mais frequentes são: lançamentos feitos em duplicidade, valores lançados em contas erradas, omissões de lançamentos e valores lançados equivocadamente.
Os prejuízos que podem ser causar à organização são grandes, tanto financeira quanto judicialmente. Por isso, esta é uma etapa da gestão financeira e contábil que não pode ser negligenciada. Os benefícios de se priorizar a conciliação são muitos, entre eles podemos destacar:
- Constatar possíveis falhas nos registros contábeis;
- Atestar a veracidade dos números, garantindo que as transações financeiras sejam feitas adequadamente;
- Acompanhar o fluxo de caixa;
- Comparar os dados e histórico dos relatórios financeiros;
- Contribuir com outras demonstrações contábeis;
- Minimizar riscos e prejuízos financeiros;
- Apontar irregularidades que possam prejudicar a organização;
- Auxiliar na entrega correta das obrigações fiscais.
- Ajudar a organização a estar preparada para auditorias.
Agora que ficou clara a importância de fazer a conciliação bancária na sua empresa, vamos saber os tipos mais comuns e a quais situações se aplicam:
Conciliação de folha de pagamento
Aqui constam todos os encargos decorrentes da folha de pagamento, que além do salário dos colaboradores contempla encargos trabalhistas como férias, horas extras e seguro-desemprego.
Conciliação de clientes/fornecedores
É examinado o faturamento para conferir se as transações entre a empresa, clientes e fornecedores foram registradas corretamente.
Conciliação bancária
Consiste em comparar se os comprovantes das contas da empresa correspondem aos lançamentos realizados.
Como fazer a conciliação contábil?
Antes de mais nada, é preciso ter de modo organizado todos os dados em mãos, que poderão ser retirados de planilhas, relatórios e sistemas.
Outro aspecto importante é não misturar as despesas pessoais com comerciais. Este é um erro bastante comum também em empresas familiares. O resultado é que, muitas vezes, o empresário precisa tirar dinheiro do próprio bolso para cobrir as despesas da empresa.
Defina com qual frequência será feita a conciliação bancária e tenha disciplina para cumprir esta tarefa no prazo. Assim, você mantém as rotinas contábeis em dia e fica mais fácil identificar possíveis falhas.
Mas nada melhor que contar com a experiência de quem entende do assunto! A CPA Prime Contabilidade é uma assessoria contábil que está há mais de 30 anos no mercado, auxiliando empresas de diversos portes e segmentos a organizarem suas rotinas financeiras, contábeis e fiscais. Entre em contato e nos conte como podemos lhe ajudar!