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03/05/2023Se você é empreendedor ou gestor em alguma empresa, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre Plano de Negócios. Mas você sabe como implantá-lo e todas as vantagens que ele oferecer ao seu negócio? Então, leia na íntegra este conteúdo da CPA Prime Contabilidade e saiba mais!
Plano de Negócios: o que é?
É uma ferramenta que tem como finalidade organizar os objetivos de uma empresa, estabelecendo um planejamento de ações estratégicas para levá-la ao patamar que se deseja alcançar.
Ao colocar essas metas no papel, busca-se identificar os riscos que podem surgir no percurso antes mesmo que eles, de fato, ocorram. Assim, a empresa pode recalcular a rota e mudar suas estratégias sempre que necessário.
O plano de negócios é um documento útil tanto para novas empresas quanto organizações já estabelecidas, mas que estejam sempre revendo seus processos em busca de novos resultados.
Qual a importância de um Plano de Negócios?
Toda grande decisão pede planejamento, seja na vida pessoal ou nos negócios. Assim, o plano de negócios serve para minimizar riscos, possibilidades de prejuízos e identificar oportunidades para que a empresa se desenvolva cada vez mais.
Além disso, implementar um bom plano de negócios pode ajudar a:
- Estudar seus concorrentes e como se posicionam no mercado;
- Encontrar pontos fortes e fracos do seu negócio;
- Facilitar a comunicação com sócios, colaboradores e clientes;
- Planejar estratégias de marketing e vendas;
- Definir os próximos passos para atingir as metas de crescimento da empresa.
Como criar um Plano de Negócios?
Levantamento dos os dados mais importantes da empresa
Esse documento será uma espécie de resumo com as informações mais relevantes do negócio. O levantamento deve conter:
- Dados da empresa (razão social, CNPJ, endereço e telefone);
- Missão e atividades da empresa;
- Perfil dos sócios;
- Produtos e serviços oferecidos ao mercado;
- Diferenciais;
- Regime Tributário;
- Metas futuras de crescimento.
Análise de mercado
Nesta etapa são realizadas pesquisas para entender seu público-alvo e conhecer a concorrência.
Plano de Marketing
Aqui são definidas as estratégias de posicionamento e divulgação da marca para alcançar seus potenciais clientes. Um bom plano de marketing deve ser composto de:
- Definição de preços;
- Definir o produto e/ou serviço a ser comercializado;
- Estrutura para vendas;
- Estratégias de vendas e de divulgação.
Plano Operacional
Não basta criar estratégias de vendas, é preciso garantir que os produtos adquiridos pelos clientes serão entregues. Por isso, a parte operacional e logística deve ser eficiente. Assim, no plano operacional devem ser analisados:
- tempo necessário para processos de vendas (incluindo estoque, compra, confirmação de pagamento, envio e entrega);
- bom funcionamento dos equipamentos;
- espaço para armazenamento;
- distribuição.
Plano Financeiro
Nesta etapa, os gestores devem se certificar sobre a viabilidade do empreendimento. São analisados fatores como:
- Investimento total;
- Capital de giro;
- Estimativa de faturamento;
- Custos com matéria-prima;
- Custos de operação;
- Custos de mão-de-obra;
- Indicadores de resultados;
- Lucros;
- Prazo para retorno do investimento.
Percebe como um bom plano de negócios pode ser a chave para você que deseja começar bem um novo empreendimento ou mesmo otimizar os resultados da sua empresa? Continue por dentro de todos os conteúdos sobre empreendedorismo, contabilidade, negócios e finanças acessando o site da CPA Prime Contabilidade.