Assessoria contábil: a solução para a sua empresa
29/09/2021Você já pensou que o preço que está cobrando por seus produtos ou serviços pode está errado?
Que você pode estar tendo um lucro menor do que poderia ou que pode estar perdendo vendas por um preço mal calculado? Pode parecer absurdo, mas muitas empresas entram no modo automático em seus processos e se esquecem, de tempos em tempos, de revisitar seus custos para atualizar seus preços.
Afinal, os custos de matéria-prima mudam, muitas vezes há inovações no processo que podem gerar maiores ou menores gastos, há mudanças constantes nas despesas fixas (energia, combustível, folha de pagamento).
Enfim, há uma série de fatores que, periodicamente, contribuem para mudanças significativas na sua composição de custos e que, consequentemente, deveriam impactar no preço do seu produto ou serviço.
Por isso, não é incomum vermos empresas que encontram dificuldades na hora de definir um preço adequado para os seus serviços e, com isso, maximizar seus lucros.
Segundo Anderson Silvério, da CPA PRIME Contabilidade, existem algumas formas de se calcular o preço de um produto ou até mesmo serviço. “A primeira é baseada nos custos da empresa. Neste caso, faz-se o levantamento de todos os custos fixos, variáveis, diretos, indiretos e, inclusive, a margem de lucro desejada. O segundo é baseado na demanda. Nesta forma de cálculo se faz necessário um estudo e pesquisas de clientes alvos e da qualidade e posicionamento de qualidade do seu produto no mercado e, uma terceira, baseada na concorrência. Entretanto, esta pode não refletir muito bem as expectativas, já que cada empresa tem uma forma de trabalhar, uma percepção de qualidade e até mesmo uma possível “marca”, e tudo isso pode influenciar nos preços”.
Como precificar seu produto pelos custos
O primeiro passo para descobrir o preço de venda é apurar quanto custa produzir o seu produto ou serviço.
E, para chegar a este valor, é importante que você saiba exatamente quanto custa fazer o que você irá ofertar no mercado.
Para isso, você deve somar todos os custos envolvidos na produção.
Lembrando que custo é o dinheiro que sua empresa gasta para produzir o que será oferecido aos clientes. E aqui precisamos esclarecer dois tipos diferentes de custos: os diretos e indiretos.
Os custos diretos são fáceis de serem identificados e medidos, pois são aqueles diretamente associados à produção de um determinado produto ou serviço.
Por exemplo, na reformadora de pneus, o custo da matéria-prima utilizada na reforma é um custo direto.
Já o custo indireto é aquele que depende de cálculos ou estimativas para ser dividido e associado à produção do seu produto ou prestação do serviço.
O custo indireto não é tão fácil de ser medido porque, muitas vezes, está diluído em mais de um produto ou serviço.
Novamente utilizando a reformadora de pneus como exemplo, os profissionais que realizam o processo produtivo, os gastos de energia, locação do espaço, todos estes custos são divididos por todos os serviços realizados na empresa, logo são custos indiretos.
Artigo publicado originalmente na revista Pnews da Associação Brasileira da Reforma de Pneus (ABR). Clique aqui para acessar a revista.