Como funciona a amortização contábil
27/12/2023Como obter Crédito Empresarial?
01/01/2024Talvez nem todos percebam, mas a limpeza é um fator básico para uma vida em sociedade. Conviver em um ambiente limpo e organizado é essencial para o nosso bem-estar e para a nossa saúde. Portanto, se você empreende no ramo de produtos de limpeza, esteja certo de que a demanda por esse tipo de produto será permanente.
Mas, para que seja bem-sucedido, esse tipo de estabelecimento deve ter, além de preço competitivo, excelência no atendimento e uma boa apresentação, uma ótima contabilidade para comércio de produtos de limpeza. É por isso que a CPA Prime Contabilidade preparou este conteúdo exclusivo sobre como este serviço pode alavancar os resultados do seu negócio!
Por que contratar um serviço de contabilidade para produtos de limpeza?
Uma boa gestão contábil e financeira é crucial para o funcionamento para toda empresa, e com um comércio de produtos de limpeza não é diferente. Confira a seguir as principais demandas que devem ficar a cargo de um contador e que farão a diferença na sua loja.
Registro de Vendas e Compras
Registro de Vendas
Manter um registro detalhado de todas as transações de vendas é crucial. Isso inclui datas, itens vendidos, valores, formas de pagamento, clientes, entre outros detalhes relevantes.
Registro de Compras
Outra parte da mesma operação corresponde ao registro de todas as compras de produtos para reposição de estoque. Isso envolve os fornecedores, datas, valores e detalhes dos produtos adquiridos.
Controle de Estoque
Gestão de Estoques
Monitorar o estoque de produtos é essencial para evitar falta ou excesso de itens armazenados e que não tenham demanda. Uma boa forma de otimizar essa gestão é utilizando sistemas de inventário e controle de níveis de estoque para ajudar na gestão eficiente dos produtos.
Despesas e Receitas
Despesas Operacionais
Registrar e categorizar todas as despesas operacionais, como aluguel do espaço, contas de serviços, salários dos funcionários, custos de manutenção e limpeza da loja, despesas de publicidade, entre outros.
Contabilidade Fiscal e Tributária
Impostos
Garantir o cumprimento das obrigações fiscais é uma das principais atribuições de um contador. Isso inclui o pagamento de impostos sobre as vendas, impostos de renda, retenções na fonte, entre outros tributos comuns ao setor de comércio.
Folha de Pagamento e Recursos Humanos
Folha de Pagamento e Gestão de RH
Registrar os salários dos funcionários, incluindo impostos, contribuições previdenciárias e quaisquer outros descontos, além do lançamento de horas-extras, bonificações, licenças, férias e etc.
Análise Financeira
Relatórios Financeiros
Gerar relatórios periódicos (anuais, mensais e trimestrais) para analisar a saúde financeira da loja, como o balanço patrimonial, demonstrativo de resultados e fluxo de caixa.
Planejamento Financeiro
Orçamento e Projeções
Elaborar orçamentos e projeções financeiras para planejar futuras estratégias, expansões ou investimentos na loja.
Todos esses processos, que devem ser feitos por um contador ou escritório de contabilidade, vão facilitar a gestão de seu comércio de produtos de limpeza e profissionalizar o seu estabelecimento. A CPA Prime Contabilidade pode auxiliar em todas essas demandas. No mercado há 28 anos, já contribuímos com dezenas de empresas dos mais variados segmentos e portes. Entre em contato conosco e saiba mais!