contabilidade para joalherias

Índice

Você já deve ter ouvido que ouro e pedras preciosas nunca perdem o seu valor. Afinal, desde a Antiguidade eles são reconhecidos como sinônimo de beleza e nobreza. Assim, ter um negócio nesse ramo pode ser bastante rentável, mas justamente por sua natureza cercada de luxo, é necessário adotar certas medidas para garantir que as operações do estabelecimento estejam de acordo com os órgãos de fiscalização. E é nessa hora que contar com um serviço de contabilidade para joalherias pode ser de grande valia. Saiba como neste conteúdo da CPA Prime Contabilidade.

 

Como a contabilidade para joalherias pode ajudar o seu negócio?

Várias providências devem ser tomadas por quem decide investir no mercado de joias, como conhecer esse mercado, estudar a concorrência, definir o público-alvo (o que implica no tipo de joias que será comercializado), localização e equipe de funcionários. Mas existem muitos outros fatores que veremos a seguir (burocráticos em grande parte), que não podem ser negligenciados, e um contador é o profissional mais capacitado para resolvê-los:

 

Gestão financeira

Um contador irá acompanhar as despesas e receitas de uma joalheria de perto. Esse trabalho inclui avaliar custos operacionais como aluguel, contas de consumo, folha de pagamento de funcionários das áreas de atendimento, vendas e segurança, assim como, obviamente, as receitas provenientes das vendas das joias.

 

Auditorias

O ramo joalheiro é muito visado. Por isso, auditorias são processos bastante comuns. Para não ter problemas com os órgãos de fiscalização, é imprescindível estar em dia com as obrigações fiscais e ter registrados todos os processos do negócio: notas fiscais de compra de fornecedores que apresentem a procedência legal dos produtos, notas de pagamentos de clientes, folha de pagamento, entre outros registros contábeis importantes.

 

Depreciação e amortização

Esse é um fator que nem todo empreendedor leva em conta na hora de abrir um negócio. É importante considerar a depreciação de ativos como equipamentos de segurança, móveis e máquinas usadas na joalheria. Esses aspectos podem afetar sua base tributável e a alocação de despesas ao longo do tempo.

 

Controle de estoque

Fazer uma boa gestão de estoque é fundamental em qualquer segmento e no caso de uma joalheria não é diferente, afinal, as joias são um ativo de alto valor e precisam ser minuciosamente registradas. É preciso fazer um rigoroso controle de fornecedores para saber a procedência de matérias-primas, avaliação das peças que derem entrada no estabelecimento, atualização de valores de metais e de pedras preciosas.

 

Controle fiscal

Garantir que a joalheria cumpra com suas obrigações fiscais também é papel do contador. É ele quem irá organizar o planejamento tributário com guias de impostos a serem recolhidos.

 

Demonstrativos financeiros

O contador deve elaborar relatórios financeiros com o balanço patrimonial, demonstrações de resultados e fluxo de caixa facilitando a consulta de números que ajudem na avaliação da saúde financeira do seu negócio e na tomada de decisões.

 

Controle de custos

O contador pode ajudar a gerenciar os custos do seu negócio para assegurar que ele continue sendo lucrativo. Para isso, ele irá checar onde é possível economizar para evitar desperdícios, seja em despesas, uso indevido de produtos ou de mão de obra.

 

A contabilidade para joalherias pode parecer um tanto complexa e é por isso que contar com um profissional especializado faz toda a diferença para o negócio. No mercado há 28 anos, a CPA Prime Contabilidade conta com uma equipe de contadores experientes e altamente capacitados, prontos para te ajudar. Entre já em contato conosco e saiba mais.

Categorias

Orçamento em 3 passos

Preencha o formulário e fale com um especialista

Últimos Posts:

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram