Contabilidade para Editora
03/05/2024Contabilidade para Eletricista
13/05/2024A procura por móveis de qualidade e feitos sob medida vem aumentando cada vez mais. Muitos clientes preferem ter em seus lares móveis personalizados, seja por uma questão de estilo pessoal ou pela necessidade de aproveitamento do espaço interno, o que pode ser desafiador, principalmente em apartamentos pequenos. Nesse sentido, o marceneiro vem sendo cada vez mais procurado por essas pessoas. E vale dizer que, para que esse profissional seja bem-sucedido em seus projetos é preciso ir além de dominar a técnica, mas enxergar o próprio trabalho como sua empresa. Essa mudança de atitude vai atribuir ao negócio um senso de profissionalismo muito maior e inspirar a credibilidade e a confiança de seus clientes. Mas como colocar isso em prática? Uma boa gestão contábil pode fazer a diferença. Confira a seguir como uma contabilidade para marcenaria pode otimizar os resultados financeiros do seu estabelecimento.
Como é feita a contabilidade para marcenaria?
Registros Financeiros
É necessário manter registros precisos de todas as transações financeiras, incluindo compras de materiais, vendas de produtos acabados, despesas operacionais e salários de colaboradores.
Plano de Contas
Um contador vai elaborar um plano de contas específico para sua marcenaria, que categorize as transações em diferentes contas para facilitar o acompanhamento dos números e relatórios financeiros.
Demonstrações Financeiras
Outra atribuição de um serviço de contabilidade para marcenaria é elaborar demonstrativos financeiros regulares, como o balanço patrimonial, demonstração de resultados e fluxo de caixa. Isso ajudará a entender como está a saúde financeira da sua marcenaria.
Custos de Produção
É necessário calcular os custos de produção de cada item fabricado, levando em consideração materiais, mão de obra e, além de custos indiretos. Isso ajudará na precificação adequada dos móveis para que não haja prejuízos no processo de produção.
Controle de Estoque
Outro fator importante é a manutenção de um controle rigoroso do estoque de materiais e produtos acabados. Com isso, evita-se a falta de materiais, assegurando que a equipe sempre tenha à mão os recursos necessários para garantir para atender à demanda dos clientes.
Impostos
Uma das principais responsabilidades de um contador, entre tantas é o conhecimento das obrigações fiscais de seus clientes, que, no caso da marcenaria, podem ser: definição do regime tributário, impostos sobre vendas, imposto de renda, contribuições previdenciárias, entre outras. O contador deverá se certificar sobre o cumprimento de todos os compromissos tributários, impedindo que a marcenaria sofra multas ou outras penalidades.
Leia também: Como abrir um negócio: passo a passo
Dar conta de tantas demandas contábeis e financeiras pode ser desafiador para quem não é especialista no ramo. Além disso, certas burocracias podem fazer um marceneiro perder tempo e impedir que ele se dedique mais ao que faz de melhor: produzir peças incríveis para seus clientes. Não cometa esse erro: terceirize as atividades contábeis de sua marcenaria para uma consultoria contábil de confiança. No mercado há 30 anos, a CPA Prime Contabilidade já ajudou dezenas de empresários na gestão contábil de seus negócios. Entre em contato conosco e saiba mais!