PJ ou CLT: quais as vantagens de cada regime trabalhista?
16/11/2022Como calcular a margem de lucro da sua empresa?
30/11/2022Terceiro país com mais pets no mundo, o Brasil vive um momento em que o mercado de pet shops está muito aquecido. Por isso, cresce o número de empreendedores que apostam na criação desses espaços onde são prestados serviços de banho e tosa, por exemplo. E um dos fatores que pode influenciar diretamente no futuro do negócio é o investimento na contabilidade para pet shop. Entenda os motivos dela ser tão importante aqui nesse conteúdo da CPA Prime Contabilidade.
Em primeiro lugar, antes de falar da contabilidade para pet shop, vamos ver alguns dados que mostram a dimensão do tamanho desse mercado no país. De acordo com reportagem da Forbes, um levantamento do Instituto Pet Brasil revelou que, em 2021, o faturamento do mercado de animais de estimação nacional cresceu 27% na comparação anual, para R$ 51,7 bilhões. E com base no desempenho do primeiro semestre de 2022, o instituto estima que este ano o crescimento do setor será de 14,7%, para R$ 59,2 bilhões.
Uma outra informação relevante trazida pela pesquisa citada acima é que o país possui 149,6 milhões de animais de estimação, o que significa que pelo menos 70% da população tem um pet em casa ou conhece alguém que tenha.
Tendo em vista esse cenário tão otimista, o que não faltam são pessoas que querem ter o seu próprio negócio e enveredar nesse setor. Como qualquer negócio, é preciso ficar muito atento em relação a aspectos fundamentais e a contabilidade para pet shop abrange pontos determinantes para o sucesso da empresa:
– Planejamento tributário: aqui estamos falando de um processo complexo que envolve o recolhimento de impostos e a emissão de notas fiscais, por exemplo. Qual será o regime tributário mais adequado? PJ, Lucro Real, Lucro Presumido, MEI ou Simples Nacional?
– Assessoria trabalhista: como todos os outros tipos de negócios, os pet shops devem estar em dia com as suas obrigações trabalhistas e uma empresa de contabilidade pode ficar encarregada de fazer a folha de pagamento, o fluxo de registro de funcionário e assegurar o depósito do fundo de garantia, entre outras ações importantes;
– Controle das contas: uma empresa especializada em contabilidade para pet shop terá todo o controle das contas a pagar e receber, além de elaborar relatórios que mostram como está o financeiro do negócio. Aqui devem estar inclusos gastos com aluguel da loja, energia, água, internet, telefonia, etc;
– Uso de softwares e ferramentas tecnológicas assertivas: uma empresa que atua com contabilidade para pet shop ainda pode indicar e implementar ferramentas para tornar o negócio mais eficiente. Podem ser usados programas de estoque inteligente e sistemas para organizar receituário com histórico completo do animal com laudos, vacinas e exames, por exemplo;
– Consultoria estratégica: os dados podem oferecer insights que são capazes de impulsionar a trajetória do negócio. Mas para isso é necessário que eles sejam analisados criteriosamente por uma empresa especializada na gestão de dados financeiros. A ela também cabe o papel de traçar metas e indicar caminhos para que o pet shop cresça.
Viu como a contabilidade para pet shop é primordial para que esse tipo de negócio esteja em sintonia com o bom momento do mercado e cresça? Se você está pensando em abrir um ou já tem o seu estabelecimento e quer organizar as suas finanças, não perca tempo! Entre em contato conosco! A CPA Prime Contabilidade está há mais de 30 anos no mercado, buscando as melhores opções legais para sua empresa, projetando, dentro da legislação, os benefícios fiscais, trabalhistas e contábeis. Solicite aqui o seu orçamento!