Vantagens da Terceirização de Folha de Pagamento
01/09/2023O que é Endereço Fiscal?
06/09/2023Como é feita a gestão contábil das organizações sem fins lucrativos? Afinal, a prestação de contas dessas entidades deve ser absolutamente transparente considerando seu impacto na sociedade. Por isso, a CPA Prime Contabilidade traz este conteúdo exclusivo que aborda como funciona a Contabilidade para o Terceiro Setor. Leia esse artigo na íntegra!
O que são entidades do terceiro setor?
São um segmento da economia composto por entidades civis, sem fins lucrativos e que têm como principal finalidade atender as questões mais carentes do Estado no que se refere às demandas sociais como educação, saúde, meio ambiente, trabalho, cultura, entre outros.
Geralmente, essas entidades são criadas por iniciativa da sociedade civil. E entre as principais instituições do terceiro setor, podemos destacar as ONGs (organizações não governamentais), associações, fundações e institutos.
O que diferencia essas instituições de empresas comuns são os seguintes fatores:
- Não têm o lucro como objetivo: o maior interesse dessas entidades é promover a transformação social.
- Prestação de contas: justamente por prestarem um serviço social, as entidades do terceiro setor precisam prestar contas de todos os recursos recebidos à sociedade e aos órgãos governamentais.
Como a contabilidade para entidades do terceiro setor pode ajudar?
Organização financeira
Através da contabilidade, as organizações do terceiro setor podem monitorar suas receitas, classificando-as entre receitas operacionais, isto é, que correspondem à sua atividade-fim como serviços prestados e doações e não operacionais que são eventuais, como rendimentos financeiros, por exemplo.
Transparência financeira
A contabilidade para entidades do terceiro setor permite que estas mantenham registros precisos e transparentes de suas atividades financeiras. Isso é essencial para construir confiança entre doadores, parceiros, voluntários e outras partes interessadas, uma vez que eles entendam como os recursos são usados para atingir as metas da organização.
Responsabilidade legal e fiscal
Entidades do terceiro setor estão sujeitas a regulamentações legais e fiscais. Assim, a contabilidade garante que elas cumpram os requisitos legais, como o fornecimento de contas para agências governamentais e a apresentação de relatórios financeiros precisos.
Captação de recursos
Uma contabilidade bem gerenciada facilita a obtenção de recursos através de patrocínios, subsídios e doações.
Credibilidade junto aos doadores
Os doadores e financiadores são mais propensos a apoiar organizações que demonstrem uma gestão financeira sólida e transparente.
Relatórios de impacto social
Além dos aspectos financeiros, a contabilidade também pode acompanhar análises e indicadores de impacto social.
Isso faz com que as organizações comuniquem com eficiência o impacto positivo que estão gerando nas comunidades que atendem, transmitindo confiabilidade em suas ações.
Você atua em uma entidade do terceiro setor e deseja otimizar as demandas contábeis e fiscais? A CPA Prime Contabilidade pode ajudar. Entre em contato conosco e saiba mais!