Carga Tributária: como reduzir na sua empresa?
02/08/2024Qual a importância da Gestão Orçamentária?
16/08/2024Negociar dívidas no CNPJ é uma prática que você deve dominar se quiser manter a saúde financeira de sua empresa e garantir negócios sustentáveis a longo prazo.
Muitos empresários, ao se verem em meio a dívidas, não sabem o que fazer e por não conseguirem solucionar o problema, decidem não agir, o que faz com que a dívida cresça ainda mais e vire uma bola de neve. Mas, o melhor a fazer é antes mesmo de as dívidas se acumularem buscar uma solução eficiente para evitar problemas maiores, como ações judiciais, restrições de crédito e até mesmo a falência. Confira a seguir as principais estratégicas que a CPA Prime Contabilidade preparou para te ajudar a negociar dívidas no CNPJ. Confira!
Passo a passo para negociar dívidas no CNPJ
O primeiro passo é mapear a real situação financeira da empresa. Para isso, peça a um contador que reúna todas as informações sobre as dívidas existentes, incluindo credores, montantes devidos, prazos, juros e condições de pagamento.
Ter um panorama claro do total dos débitos vai ajudar a classificá-los por ordem de prioridade, baseados em fatores como taxas de juros, prazos de vencimento e relevância do credor para as operações da empresa.
Depois de mapear o cenário financeiro, é necessário criar um plano de ação para negociação dessas dívidas. Esse plano deve conter uma análise contábil detalhada do fluxo de caixa, identificando receitas, despesas e possíveis pontos de economias que podem ser feitos. Com esses números, a empresa poderá determinar quanto será destinado ao pagamento das dívidas a cada mês, estabelecendo um orçamento realista e praticável para a negociação.
O próximo passo é entrar em contato com cada credor para negociar esses débitos. Essa iniciativa deve ser feita com transparência, demonstrando uma real disposição para resolver as pendências. Em alguns casos, os credores estão dispostos a até facilitar as condições de pagamento como reduzir juros, estender o prazo para pagamento ou conceder descontos para quitação. Demonstrar interesse e comprometimento para solucionar a pendência certamente fará a diferença na hora de negociar.
Caso suas dívidas sejam com instituições financeiras como bancos, os programas de renegociação oferecidos por muitas delas pode ser uma boa estratégia para quitação desses débitos.
Leia também: Qual a importância do Controle Financeiro Empresarial?
Em todas essas etapas, você deve contar com o suporte de contadores que poderão ajudar no processo de negociação de dívidas do seu CNPJ. Esses profissionais especializados vão ajudar a levantar seus débitos, criar um planejamento financeiro para quitação e oferecer orientações valiosas para recuperação de crédito junto a credores e bancos.
Se sua empresa está atravessando esse momento, não espere mais. Fale agora com a CPA Prime Contabilidade. Nós podemos te ajudar a criar um passo a passo para sair das dívidas e ver sua empresa novamente prosperar.