Sociedade empresarial: quais os tipos?
13/10/2021O que é Capital Social e como estipular
27/10/2021Sim, empresa de pequeno porte precisa ter contabilidade. Essa é a ferramenta que auxilia a empresa a preservar o seu patrimônio. Toda empresa precisa cumprir certas obrigações, prestar contas e, tendo uma contabilidade, é preciso que as finanças estejam organizadas para evitar prejuízos financeiros ou que se perca algum dado.
Contabilidade para micro e pequenas empresas, como elas podem se beneficiar?
Uma das maiores vantagens na assessoria contábil para micro e pequenas empresas é a organização financeira. Relatórios frequentes são gerados de acordo com necessidade do cliente, podendo ser anual, trimestral ou semestral.
Outra vantagem para pequena e microempresa é o assessoramento prático em questões como: pagamentos de tributos e impostos, emissão de notas fiscais, elaboração de declaração de impostos, enquadramento da carga tributária.
Além de reduzir custos com impostos, o sistema tributário brasileiro é complexo. Com o auxílio do contador, a empresa evita pagar mais impostos que o necessário. Através de orientação, o empreendedor encontra maneiras legais para pagar menos impostos, esse processo é chamado de planejamento tributário.
Microempresa e empresa de pequeno porte têm suas vantagens, uma delas é a desburocratização, que torna o registro contábil mais simples. Vale lembrar que toda empresa é obrigada a ter a escrituração contábil de toda sua movimentação e fazer um balanço patrimonial ou balanço financeiro e de resultado econômico todos os anos.
Como é feito o Balanço financeiro?
Esse documento se baseia em 3 principais informações:
- Ativos – Se refere aos bens da empresa, de forma resumida, é tudo que possa gerar algum valor econômico, por exemplo, o estoque e as aplicações.
- Passivos – Já os passivos são as contas a pagar e demais obrigações da empresa, inclua salário de colaboradores, tributos etc.
- Patrimônio Líquido – se refere a soma de todos os recursos próprios da empresa, ou seja, é o capital que a empresa detém. Patrimônio líquido indica o lucro adquirido com a empresa ao final de um período.
Qual a importância da contabilidade para micro e empresas de pequeno porte?
No momento, o Brasil possui mais de 6 milhões de empresas, aproximadamente 99% delas são micro e pequenas. Isso representa cerca de 53.4% do PIB desse setor.
O empreendedor que tem um faturamento inferior ou igual a R$ 360 mil por ano, é considerado microempreendedor, já as empresas consideradas pequenas têm um faturamento inferior ou igual a R$ 4.800.000,00 por ano.
De acordo com o Sebrae, “cerca de 50% das empresas fecham suas portas em até 4 anos de atividade”. A principal motivação é desorganização financeira, o empreendedor acha que “gastar” com Contador é algo supérfluo.
Até aqui, vimos como é importante contratar uma assessoria contábil. Esse serviço deve ser executado por profissionais experientes e capacitados, com mais de 30 anos de experiência. A CPA Prime tem a solução perfeita para seu tipo de negócio.
Entre em contato e agende uma conversa, tire as suas dúvidas e conte com uma assessoria de contabilidade que está sempre renovando e inovando para que sua empresa alcance o sucesso desejado.