ativo intangível

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Você sabe qual o valor de uma marca? Esse é um dos exemplos de ativos intangíveis, isto é, que não possuem existência física, mas que têm grande valor no mercado. Neste conteúdo da CPA Prime Contabilidade, vamos entender melhor o que é ativo intangível e como eles impactam os números de uma empresa. Confira!

 

O que é ativo intangível?

Ativos intangíveis são recursos não físicos e identificáveis que possuem valor para uma empresa. Eles geralmente não têm uma forma física tangível, mas ainda assim são valiosos e podem contribuir para os resultados financeiros e o valor de uma organização.

Alguns exemplos comuns de ativos intangíveis incluem propriedade intelectual (como patentes, direitos autorais e marcas registradas), goodwill (o valor associado à reputação da empresa), softwares e direitos de uso (como contratos de locação e concessões).

Esses ativos são cruciais para muitas empresas modernas, representando uma parte significativa de seu valor e potencial de geração de receita.

 

Qual a importância do ativo intangível em um negócio?

No passado, o valor de um negócio estava atrelado a ativos físicos, isto é, tangíveis, como maquinário e equipamentos. Nos dias atuais, o conhecimento gerado pela empresa passa a ter também grande importância.

São esses ativos intangíveis que favorecem a credibilidade da marca diante de consumidores, que se sentem mais seguros ao confiar nos serviços ou produtos de determinada empresa.

Infelizmente, nem toda organização tem clareza sobre a importância dos ativos intangíveis como seu patrimônio. E ao ignorar esse grande potencial, podem deixar de obter retornos financeiros importantes.

 

Exemplos de ativos intangíveis

Além daqueles que já foram citados, podemos destacar como outros exemplos de ativos intangíveis:

  • Receitas e fórmulas de produtos;
  • Licenças e franquias;
  • Protótipos, modelos e projetos;
  • Direitos de propriedade industrial e de serviços;
  • Desenvolvimentos tecnológicos;
  • Direitos de exibição de filmes;

Como classificar um ativo intangível?

Para considerar um ativo como intangível é necessário analisar se é possível provar os benefícios econômicos que este ativo é capaz de gerar e se seu custo pode ser calculado. Para facilitar essa análise, para que a empresa se certifique de que um ativo é intangível, ele deve atender aos seguintes critérios:

 

  • Capacidade de venda desse ativo;
  • Viabilidade técnica;
  • Capacidade de mensurar com confiabilidade o gasto com o desenvolvimento desse ativo;
  • Recursos financeiros e técnicos para completar o desenvolvimento.

 

Mas, se não for classificado dentro desses critérios, passará a ser considerado uma despesa, não um ativo.

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