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20/12/2023Você sabe qual o valor de uma marca? Esse é um dos exemplos de ativos intangíveis, isto é, que não possuem existência física, mas que têm grande valor no mercado. Neste conteúdo da CPA Prime Contabilidade, vamos entender melhor o que é ativo intangível e como eles impactam os números de uma empresa. Confira!
O que é ativo intangível?
Ativos intangíveis são recursos não físicos e identificáveis que possuem valor para uma empresa. Eles geralmente não têm uma forma física tangível, mas ainda assim são valiosos e podem contribuir para os resultados financeiros e o valor de uma organização.
Alguns exemplos comuns de ativos intangíveis incluem propriedade intelectual (como patentes, direitos autorais e marcas registradas), goodwill (o valor associado à reputação da empresa), softwares e direitos de uso (como contratos de locação e concessões).
Esses ativos são cruciais para muitas empresas modernas, representando uma parte significativa de seu valor e potencial de geração de receita.
Qual a importância do ativo intangível em um negócio?
No passado, o valor de um negócio estava atrelado a ativos físicos, isto é, tangíveis, como maquinário e equipamentos. Nos dias atuais, o conhecimento gerado pela empresa passa a ter também grande importância.
São esses ativos intangíveis que favorecem a credibilidade da marca diante de consumidores, que se sentem mais seguros ao confiar nos serviços ou produtos de determinada empresa.
Infelizmente, nem toda organização tem clareza sobre a importância dos ativos intangíveis como seu patrimônio. E ao ignorar esse grande potencial, podem deixar de obter retornos financeiros importantes.
Exemplos de ativos intangíveis
Além daqueles que já foram citados, podemos destacar como outros exemplos de ativos intangíveis:
- Receitas e fórmulas de produtos;
- Licenças e franquias;
- Protótipos, modelos e projetos;
- Direitos de propriedade industrial e de serviços;
- Desenvolvimentos tecnológicos;
- Direitos de exibição de filmes;
Como classificar um ativo intangível?
Para considerar um ativo como intangível é necessário analisar se é possível provar os benefícios econômicos que este ativo é capaz de gerar e se seu custo pode ser calculado. Para facilitar essa análise, para que a empresa se certifique de que um ativo é intangível, ele deve atender aos seguintes critérios:
- Capacidade de venda desse ativo;
- Viabilidade técnica;
- Capacidade de mensurar com confiabilidade o gasto com o desenvolvimento desse ativo;
- Recursos financeiros e técnicos para completar o desenvolvimento.
Mas, se não for classificado dentro desses critérios, passará a ser considerado uma despesa, não um ativo.
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