O que são incentivos fiscais?
27/07/2022O que é elisão fiscal e como se beneficiar desta estratégia para reduzir impostos?
10/08/2022Seja você empreendedor ou o gestor de uma empresa, entende que alguns documentos contábeis são uma parte essencial da rotina de uma organização. No conteúdo de hoje da CPA Prime Contabilidade, saberemos mais sobre o Balanço Patrimonial e qual a relevância deste relatório para a organização financeira de uma empresa.
Balanço Patrimonial: o que é?
Este documento é uma das principais demonstrações financeiras de um negócio e tem como finalidade analisar como está o cenário patrimonial dentro de um determinado período, que, embora possa variar, costuma ter cerca de 12 meses, em geral.
Neste balanço são relacionados todos os valores, direitos, investimentos e bens da empresa e este relatório deve ser registrado e apresentado todos os anos. O documento também serve para orientar certas mudanças, já que pode ajudar a identificar se uma empresa está obtendo mais lucros, prejuízos, fazendo assim com que os gestores financeiros planejem possíveis pontos de melhoria.
Em outras palavras, como o próprio nome sugere, o balanço visa equilibrar o que o negócio gera de receita e suas obrigações fiscais e dívidas. Se for constatado que a conta tem pesado negativamente, com prejuízos maiores do que o previsto, a empresa pode se utilizar de alguns bens para eliminar esse saldo negativo .
E para o que serve o Balanço Patrimonial?
Previsto pelo Código Civil, o Balanço Patrimonial é obrigação legal e é útil e importante para empresas de todos os portes. O demonstrativo financeiro é composto de três partes principais, sendo de um lado o ativo (representado pelo bens e direitos) e no outro o passivo (obrigações fiscais) e também o patrimônio líquido.
Com o Balanço Patrimonial é possível:
- rastrear para onde estão indo os recursos financeiros da organização;
- apresentar um cenário financeiro amplo do negócio, ajudando a orientar medidas que contribuam com a sua saúde financeira;
- avaliar o comportamento financeiro da empresa;
- servir como referência para implementação de um planejamento estratégico, inclusive de outras áreas como comercial e marketing;
- apresentar dados confiáveis a potenciais investidores e sócios;
- auxiliar no planejamento tributário da empresa;
- Compreender o desempenho da empresa a partir de uma análise histórica do balanço.
E quando devo fazer o Balanço Patrimonial da minha empresa?
O relatório corresponde ao balanço dentro de um determinado período que normalmente é de um ano. Vale dizer que, além do Balanço, a empresa também precisa providenciar o o Demonstrativo de Resultados do Exercício – DRE.
Embora possa ser realizado em um intervalo menor para necessidades específicas como apresentá-lo a novos investidores, não é recomendado que o período analisado seja muito curto, pois pode prejudicar uma análise mais clara e fidefigna.
Precisa de ajuda para elaborar o Balanço Patrimonial de sua empresa? Fale já com a CPA Prime Contabilidade! Há mais de 30 anos somos referência em rotinas contábeis, fiscais e administrativas. Entre em contato e nos conte como podemos ajudá-lo!