Empresas de pequeno porte precisam de assessoria contábil?
20/10/2021O que é e como elaborar um Contrato Social?
03/11/2021Afinal, o que é esse “capital social” de que tanto falam na hora de abrir uma empresa?
O que é Capital Social e para que que serve?
Capital social é o valor bruto necessário para a abertura de uma nova empresa. É a quantia investida considerando o tempo que o empreendimento ainda não dará retorno financeiro suficiente para se manter.
Esse é o valor utilizado enquanto a empresa ainda não está dando lucro e é utilizado para situações como compra e manutenção de equipamentos, salário de funcionários, contratar serviços, enfim, tudo o que estiver relacionado com o desenvolvimento da empresa.
É importante lembrar que o valor investido pode ser em dinheiro e bens tangíveis como maquinário, imóveis ou outros recursos.
Como definir o Capital Social da empresa?
Entendido o que é capital social, agora é o momento de definir o seu valor. É comum não se ter um valor exato ou que o empreendedor precise obter o CNPJ logo. Nesses casos, é indicado registrar o mínimo de R$ 1.000,00 (desde que a abertura da empresa seja como empresário individual ou Sociedade Limitada) e esse valor pode ser alterado posteriormente.
O próximo passo é definir qual porcentagem do capital social cada sócio vai investir e estipular isso de forma clara no contrato social.
Capital Social pra EI – Empresário Individual
Ao abrir uma empresa com EI, não é exigido um valor mínimo de capital social – o empreendedor pode declarar apenas o necessário para pagar os custos iniciais da operação.
Capital Social para Sociedade Limitada Unipessoal
São consideradas empresas de Sociedade Limitada Unipessoal aquelas que contam com apenas um sócio-propietário.
A modalidade é uma alternativa para empreendedores que desejam abrir uma empresa sem sócios e proteger seu capital social.
Não existe um valor mínimo de capital social, porém, o empreendedor precisa informar o valor necessário para iniciar as atividades da empresa, mesmo sem a obrigatoriedade de comprovação.
Capital social para MEI
Ao abrir uma empresa MEI, assim como EI, não é preciso valor mínimo para declarar no capital social.
O MEI (Microempreendedor individual) é o profissional autônomo, não são permitidos sócios. Mas é importante calcular o quanto será necessário investir para manter o início das atividades, mesmo que para controle próprio.
Capital Social para sociedade limitada
A sociedade limitada, ou seja, empresas que tem LTDA na razão social, são constituídas por dois ou mais sócios.
Não precisa de valor mínimo de capital social a ser investido – é definido a partir da quantia que cada sócio vai investir, seja em dinheiro ou outros bens. Além disso, o montante investido que define a cota participativa de cada sócio.
Capital Social Integralizado, o que é?
Capital social integralizado (ou capital integralizado), é o valor que os sócios injetam para dar inícios às atividades da empresa ou para expandi-las.
Como alterar o valor do Capital Social?
É possível aumentar ou reduzir o valor do capital social, mas é importante ficar atento.
Caso o valor aumente, você deve pagar taxas à Junta Comercial, além do valor das despesas com assessoria contábil, pois é necessária a ajuda de um contador.
Caso o valor seja reduzido, a empresa não pode ter dívidas e é preciso publicar em jornal de grande circulação informando os motivos da redução, e esse processo não é barato.
O processo de redução é autorizado somente 90 dias depois, caso não haja objeção de ninguém. Somente após esse período, a redução é concretizada.
Há muito a ser levado em conta ao abrir e manter o bom funcionamento de uma empresa. Por isso, é importante se cercar de bons profissionais em todas as etapas tornando o processo mais rápido, fácil e sem possibilidade de erros.
A CPA Prime é uma contabilidade que possui consultoria contábil especializada para o seu negócio, com profissionais capacitados e experientes prontos a te auxiliar em todas as suas dúvidas.
Solicite a orientação da CPA Prime!