A escrituração contábil é um processo obrigatório, definido como o registro de toda a movimentação financeira que ocorre numa empresa e sua finalidade é armazenar informações sobre o controle de patrimônio da organização. Vamos saber mais sobre como esse processo funciona neste artigo da CPA Prime Contabilidade.
O que é escrituração contábil?
É o controle patrimonial do negócio, no qual são lançados todos os registros contábeis e suas origens.
O processo deve ser, obrigatoriamente, apresentada todos os anos pela empresa à Receita Federal, pelo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). O processo pode ainda contribuir com o levantamento de dados de outros documentos importantes para a empresa também como:
– Demonstrativos financeiros (de resultados e fluxo de caixa).
– Balancetes de verificação.
– Balanço patrimonial.
Tipos de escrituração contábil
Existem diferentes tipos que podem ser usados de acordo com as necessidades e as características de uma empresa. Os mais comuns são:
Escrituração Contábil Eletrônica
A escrituração eletrônica envolve a aplicação de softwares de contabilidade ou sistemas informatizados para registrar e organizar as operações financeiras. É a forma mais comum utilizada atualmente.
Escrituração Contábil Digital (ECD)
É uma modalidade específica da escritura eletrônica no Brasil, que consiste na geração de arquivos digitais com informações contábeis, financeiras e fiscais, para cumprimento de obrigações acessórias junto à Receita Federal.
Escrituração Contábil Simplificada
Normalmente é utilizada por microempresas ou empresas de pequeno porte, seguindo regras mais simplificadas de escrituração, conforme regulamentado pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) no Brasil.
Escrituração Contábil Fiscal (ECF)
É uma modalidade de escrituração específica para atender obrigações fiscais e é utilizada para o registro de operações que influenciam a composição da base de cálculo e o valor devido do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Escrituração Contábil Consolidada
É um processo contábil que envolve uma combinação de projeções financeiras individuais de várias empresas que fazem parte de um grupo econômico. Essa divisão é necessária para apresentar uma visão abrangente e precisa do desempenho financeiro e também do patrimônio do grupo como um todo. A modalidade consolidada é frequentemente realizada por empresas que têm subsidiárias ou controladas, ou seja, negócios que detêm uma participação significativa ou suficiente para influenciar as atividades financeiras e operacionais dessas entidades.
Contar com uma consultoria contábil é a maneira mais eficiente de elaborar uma escrituração contábil. E a CPA Prime Contabilidade pode te ajudar. Entre em contato conosco e saiba mais sobre este e outros serviços que podemos prestar à sua empresa.