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13/11/2023Ao não cumprimento de obrigações trabalhistas de uma empresa damos o nome de Passivos Trabalhistas. Mas você sabe o que os desencadeia e, principalmente, como evitar esse tipo de problemas? Entenda neste conteúdo da CPA Prime Contabilidade.
O que causam os passivos trabalhistas?
Vários problemas podem ter como consequência os passivos trabalhistas, como, por exemplo: funcionários com horas extras acumuladas ou que assumam mais de uma função na empresa (ambos os casos geralmente ocorrem por uma tentativa mal planejada da gestão em reduzir custos).
Seja como for, a falta de controle da jornada de trabalho dos funcionários pode resultar em registros incorretos e inconsistentes, o que leva ao recolhimento indevido dos tributos trabalhistas.
A seguir, vamos entender quais são os principais passivos trabalhistas que ocorrem nas empresas.
Benefícios pendentes
Isso envolve pagamentos de horas extras, salários, bônus, férias, comissões, décimo terceiro salário e outros benefícios previstos na CLT.
Ações judiciais trabalhistas
Funcionários que aleguem terem sido injustiçados em suas condições de trabalho podem entrar com processos trabalhistas contra a empresa, o que pode ter como consequência o pagamento de indenizações, se for comprovada a culpa da organização.
Controle de ponto ineficiente
As horas trabalhadas, sejam aquelas já previstas no contrato de trabalho, sejam horas extras devem ser cuidadosamente registradas pelo controle de ponto. Justamente para evitar a inconsistência de informações que possam resultar em ações trabalhistas.
Passivos previdenciários e fiscais
Todas as empresas têm como obrigação o recolhimento de impostos, contribuições sindicais e outros encargos trabalhistas relacionados aos seus colaboradores. A falha no cumprimento dessas obrigações pode resultar em multas.
Segurança e saúde no trabalho
É dever de toda empresa garantir um ambiente de trabalho seguro aos seus funcionários, que não os coloque em risco. Os passivos trabalhistas resultantes desses fatores geralmente estão relacionados a compensações por acidentes de trabalho.
Como evitar passivos trabalhistas?
Algumas medidas podem evitar ou, pelo menos, reduzir a incidência de passivos trabalhistas como:
Controle de ponto
Registrar corretamente as horas trabalhadas é uma medida de segurança e controle tanto para empresas quanto colaboradores.
Bom clima organizacional
Quando os colaboradores se sentem respeitados e valorizados no ambiente de trabalho, o clima organizacional é muito melhor.
Assim, implementar iniciativas que melhorem a convivência entre os funcionários e gestores resulta em um ambiente mais saudável, produtivo e reduz os índices de insatisfação com a a empresa e de demissões voluntárias.
Conhecimento sobre a legislação trabalhista
Muitos passivos trabalhistas podem ser evitados quando se tem amplo conhecimento sobre as leis trabalhistas. É por isso que contar com a expertise de uma consultoria contábil pode fazer toda a diferença.
No mercado há 28 anos, a CPA Prime Contabilidade sabe como ajudar a sua empresa a adotar as melhores estratégias legais para evitar inconvenientes como esses. Entre em contato conosco e saiba mais.