O que é margem de valor agregado?
02/11/2022PJ ou CLT: quais as vantagens de cada regime trabalhista?
16/11/2022Gerir um patrimônio é uma grande responsabilidade e quando se trata de bens familiares a situação exige um cuidado ainda maior. Afinal, envolvem os interesses de um grupo de pessoas e suas relações. Nesse sentido, uma boa alternativa é constituir uma Holding Patrimonial. Você já ouviu falar nesse termo e sabe como funciona esse tipo de gestão? Descubra neste conteúdo da CPA Prime Contabilidade.
Holding Patrimonial: o que é?
Quando uma empresa é criada com a finalidade de administrar o patrimônio dos sócios de um negócio e seus herdeiros, a ela damos o nome de Holding Patrimonial. Nesse processo, são integrados bens imóveis que estejam em nome dessas pessoas, assim, o patrimônio desses titulares passam a ser protegidos e administrados pela holding patrimonial.
Esse perfil de empresa também tem como característica ser detentora da maior parte das ações de outras organizações. Com isso, além de fazer uma gestão patrimonial eficiente, é possível obter vantagens aos titulares como benefícios tributários, já que os impostos para pessoas físicas são menores.
Como surgiu o conceito de holding?
Embora possa não soar familiar para muitas pessoas, o termo no Brasil surgiu com a chegada das holdings em 1976, quando foi decretada a Lei das Sociedades por Ações nº 6.404. De acordo com a lei, a empresa pode fazer parte de outras sociedades, ainda que não esteja prevista em estatuto.
Tipos de Holding Patrimonial
Os principais modelos de holding são:
Pura: a empresa tem como função somente a participação e controle de outras organizações.
Mista: outras atividades como prestação de serviços e comércio também podem ser exercidas.
Controle: neste modelo, a empresa possui participação ou quotas suficientes como objetivo de possuir o controle da sociedade.
Participação: tem como função a participação societária, porém, não possui o controle de outras empresas.
Vantagens de uma Holding Patrimonial
Planejamento Sucessório
Uma das principais características da holding refere-se a ao seu perfil que transmite estabilidade e segurança. Assim, as pessoas que têm seu patrimônio confiados à ela sabem que os bens estão sendo bem administrados.
Isso porque processos como divisão do bens e determinação de cotas de ações podem ser realizados previamente e de uma forma muito transparente.
Bloqueio de bens
Em casos de falecimento do titular, os imóveis não passar pelo processo de inventário, mas, sim, as cotas. E ainda que estas sejam bloqueadas durante o processo, isso não impede que a empresa continue operado normalmente.
Redução da Carga Tributária
Essa é uma das principais vantagens da holding e muitos investidores optam por constituir este tipo de empresa em razão deste benefício. Ocorre que a receita gerada pela administração jurídica de imóveis tem impostos com valor inferior àqueles cobrados de pessoas físicas, tudo dentro da lei.
Quer saber como abrir uma holding patrimonial? Fale com a CPA Prime Contabilidade, uma consultoria contábil que há mais de 25 anos tem ajudado empresas de todos os portes e segmentos em suas demandas contábeis e fiscais. Entre em contato, nós podemos te ajudar!