Contrato Mútuo Conversível: como pode ajudar a sua empresa?
12/07/2024Regularização Fiscal: qual o papel da contabilidade nesse processo?
26/07/2024Se você está iniciando sua trajetória como empreendedor, saiba que errar faz parte do processo. É impossível construir um negócio de sucesso sem ter na conta erros e acertos. Mas, a boa notícia é que você pode minimizar, e muito, suas chances de falhar ao conhecer quais os principais erros cometidos pelas empresas. Anote tudo o que a CPA Prime Contabilidade vai descrever a seguir!
Erros mais cometidos pelas empresas
Misturar despesas empresariais e pessoais
Esse é um dos maiores desafios de um empreendedor, principalmente os de primeira viagem. Separar as despesas do seu negócio das despesas pessoais é um fator decisivo para que a empresa dê certo. Para isso, é necessário não enxergar o lucro da empresa como sua renda mensal. Ao mesmo tempo, deve haver um planejamento financeiro que cubra suas despesas pessoais.
Uma forma de facilitar essa organização é estabelecendo um valor fixo que cubra suas despesas, mas que também seja compatível à realidade do negócio. Todo o restante deve ser reinvestido na empresa para que o negócio se desenvolva e prospere. Algumas sugestões para separar as finanças pessoais das empresariais são:
– crie reservas financeiras separadas;
– tenha um cartão de crédito corporativo e não utilizar para nenhum gasto pessoal;
– tenha contas bancárias separadas para pessoa física e pessoa jurídica.
Leia também: Por que ter uma conta bancária PJ?
Não emitir notas fiscais
Uma empresa que não emite notas fiscais opera na ilegalidade. Quem deixa de emitir notas não retém os impostos e deixa de documentar as vendas de seus produtos e serviços.
Por outro lado, emitir corretamente suas notas fiscais evita problemas com o fisco e confere maior profissionalismo e transparência ao seu negócio.
Não ter um planejamento tributário
Todo empresário sabe que a carga tributária no Brasil é alta. Por isso, é importante fazer um bom planejamento tributário que ajude não apenas a organizar esses pagamentos ao longo do ano, como também assegurar que a empresa não esteja arcando com mais tributos do que deve.
Assim, o planejamento tributário é uma ferramenta útil que ajuda a diminuir os custos e a reduzir a burocracia dentro das empresas.
Não ter um serviço de contabilidade
Muitos empresários pecam por restringir o trabalho de contabilidade a algumas tarefas ou períodos específicos, como declaração de imposto de renda, por exemplo. Mas a atuação de um contador vai muito além disso.
Um bom serviço de contabilidade funciona como uma consultoria, orientando o empreendedor sobre as melhores decisões financeiras, trabalhistas, patrimoniais e contábeis. Para ver sua empresa crescer e ter sucesso, tenha seu contador como um parceiro que irá ajudar a manter a conformidade fiscal, além de fornecer insights valiosos para que seu negócio se desenvolva de forma sustentável e lucrativa.
Ficou interessado em como alcançar os melhores resultados financeiros para sua empresa com a ajuda da contabilidade? Consulte um dos especialistas da CPA Prime Contabilidade.