Contabilidade para Acupunturista
31/01/2024Contabilidade para Arquitetura
05/02/2024No Brasil, os Princípios da Contabilidade correspondem a um conjunto de normas e diretrizes que orientam a prática contábil no país. Os princípios, que foram estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), são fundamentais para garantir a uniformidade e a transparência na elaboração das demonstrações financeiras. Confira a seguir quais são os Princípios da Contabilidade e sua importância para a prática contábil adequada no nosso país.
Princípios da Contabilidade
Os princípios estão descritos na Resolução CFC nº 750/1993, que aprovou a atualização da NBC T 1 – Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis. Os princípios fundamentais da contabilidade no Brasil são:
Princípio da Entidade
A contabilidade reconhece o patrimônio como objeto de estudo e análise, e o patrimônio da entidade não se confunde com o patrimônio dos seus sócios, acionistas, proprietários ou qualquer outra entidade.
Princípio da Continuidade
A contabilidade também presume que a entidade continuará em operação no futuro. Portanto, os registros e as demonstrações devem ser elaborados considerando essa perspectiva.
Princípio da Oportunidade
A informação contábil deve ser relevante, consistente e apresentada no momento oportuno, contribuindo com a tomada de decisões da empresa.
Princípio do Registro pelo Valor Original
Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações, em moeda nacional. Caso a operação seja realizada fora do país, determina-se que o câmbio seja convertido no momento fato gerador, para facilitar a padronização de registros contábeis.
Princípio da Atualização Monetária
Os valores registrados devem ser corrigidos monetariamente para manter seu poder aquisitivo ao longo do tempo.
Competência
As receitas e despesas devem ser reconhecidas no período em que ocorrerem, independentemente de pagamento ou recebimento. Isso é fundamental para retratar de forma fiel a situação econômica e financeira da entidade.
Princípio da Prudência
Consiste na adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior valor para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
Tais princípios definem a base para a prática contábil no Brasil e são essenciais para a elaboração de demonstrações financeiras fidedignas, que reflitam de forma confiável e eficiente a situação econômica e financeira das entidades. Nossa atuação na CPA Prime Contabilidade está firmemente respaldada por esses princípios, garantindo nossa transparência e compromisso em todas as nossas práticas. Somos um escritório contábil com quase 30 anos de experiência no mercado e já contribuímos com demandas contábeis, fiscais, financeiras e trabalhistas de diversas empresas. Entre em contato e saiba mais.