Contabilidade para despachante
05/07/2023Contabilidade para sorveteria
10/07/2023Se você está pensando em empreender, é fundamental conhecer antes os principais tipos de empresa no Brasil. Afinal, existem diversas categorias, regras e impostos que variam em cada uma delas. Neste conteúdo da CPA Prime Contabilidade, você vai conhecer as diferenças entre elas e optar pelo melhor tipo para o seu negócio. Leia o artigo na íntegra!
Tipos de empresas existentes no Brasil
Também conhecidos como Natureza Jurídica, os tipos societários das empresas irão definir se você criará o negócio sozinho ou com outros sócios. No Brasil, existem pelo menos seis principais tipos de empresa para abrir:
- MEI (microempreendedor individual);
- ME (microempreendedor);
- SLU (Sociedade Limitada Unipessoal);
- LTDA (Sociedade Empresária Limitada);
- Sociedade Simples;
- A. (Sociedade Anônima).
A seguir vamos conhecer as principais especificações de cada uma.
MEI (microempreendedor individual)
Quem trabalha por conta própria e precisa de um CNPJ para emitir suas NFs para manter sua atuação profissional regularizada, tem no MEI a melhor alternativa.
Não exige grandes burocracias para ser aberta, pelo contrário, é rápido e simples. Os impostos também são baratos e simplificados, pagos em uma única guia. Mas, em contrapartida, o faturamento é mais limitado, não podendo ultrapassar os R$ 81 mil reais anuais.
ME (microempreendedor)
É uma das modalidades de empresa mais conhecidas. Assim como o MEI, o ME também é rápido e fácil para abrir.
Uma das características deste tipo de empresa e que merece atenção é que o proprietário não pode separar seu patrimônio pessoal daqueles da empresa. O que significa que, em casos de dívidas empresariais, os bens podem ser confiscados como forma de pagamento.
Por não haver sócios, a empresa deve ser registrada no nome do proprietário ou então ter um nome fantasia diferente.
SLU (sociedade limitada unipessoal)
Faz parte da mesma categoria de Sociedades Limitadas, porém, neste tipo específico não existem sócios. Diferente da ME, nesse tipo de empresa é possível proteger os bens pessoais do empreendedor, que não se misturam com o patrimônio empresarial.
É uma ótima alternativa para quem deseja empreender sozinho e com segurança.
LTDA (Sociedade Empresária Limitada)
Uma das modalidades mais adotadas nas empresas que têm dois ou mais sócios. No contrato social deverá constar todas as informações pertinentes à essa sociedade, incluindo as cotas de cada sócio no momento de abertura da empresa.
Embora todos tenham participação, é importante destacar que nem todos terão o mesmo poder de decisão. Geralmente, um dos sócios é nomeado pelos demais para determinadas responsabilidades da empresa, sejam operacionais ou gerenciais.
Sociedade Simples
É o tipo de empresa mais recomendado para atividades profissionais intelectuais como: dentistas, médicos, contadores, advogados, arquitetos, entre outros. Geralmente, é composta por dois ou mais sócios da mesma área de atuação.
S.A. (sociedade anônima)
Uma das principais características desse tipo de sociedade é que, ao invés de cotas, o capital dos sócios é dividido em ações. Sendo assim, eles não são chamados de sócios, mas acionistas.
Esse fator faz com que os acionistas tenham maior liberdade para venderem e comprarem suas ações. Esse tipo de sociedade é comumente visto em grandes empresas e multinacionais. Existem, ainda, dois tipos de sociedade anônima: de capital aberto e capital fechado:
- As S/A de capital aberto podem vender suas ações na bolsa de valores.
- Já as S/A de capital fechado só podem vender suas ações para os próprios sócios ou indivíduos indicados por esse grupo.
Você já conhecia as características dos diferentes tipos de empresa no Brasil? Se vai empreender e precisa descobrir qual modalidade mais atende as necessidades do seu negócio, fale agora mesmo com a CPA Prime Contabilidade.