auditoria fiscal

Índice

É muito comum que empreendedores e gestores de empresas desconheçam os benefícios de implementar uma auditoria fiscal. Mas esse processo pode ajudar muito no cumprimento das obrigações tributárias de uma companhia. Por isso, a CPA Prime Contabilidade preparou este conteúdo que destaca a importância da auditoria fiscal, quando e de que maneira realizá-la em sua empresa. Leia na íntegra!

 

Auditoria fiscal: o que é

Esse processo tem como finalidade assegurar que todas as obrigações tributárias às quais uma companhia esteja sujeita, sejam cumpridas.

Existem muitos aspectos positivos ao implantar uma auditoria fiscal. Um deles é que essa ferramenta ajuda a garantir que procedimentos rotineiros como o pagamento de impostos seja feito corretamente. Assim, toda a situação tributária de um negócio pode ser controlada.

 

Qual é o papel de um auditor fiscal?

Geralmente, o profissional designado para essa tarefa é um contador. É fundamental que o profissional entenda como funcionam as legislações fiscais, finanças e procedimentos contábeis.

O auditor irá solicitar aos gestores financeiros da empresa uma série de documentos para fins de análise e comparação dos dados e conferência dos impostos pagos. Entre as atribuições de auditor estão:

  • Análise do cuprimento de obrigações tributárias;
  • Conferência dos impostos pagos como IPI, ISS, SPED ICMS, SPED ECF, PIS e COFINS;
  • Vistoria de possíveis falhas em declarações;
  • Levantamento das guias geradas para pagamento.

 

Assim, o principal objetivo de uma auditoria fiscal é analisar a necessidade de métodos contábeis para pagamento de taxas, impostos e demais encargos de natureza tributária ou fiscal que coloquem em dia as obrigações legais prevenindo que as operações da empresa sejam prejudicadas.

Como e quando fazer uma auditoria fiscal?

Existem duas modalidades:

Interna: é o procedimento realizado pela própria empresa ou por uma uma auditoria terceirizada. Geralmente é feita de forma preventiva ou para identificar fraudes internas e corrigir.

Externa: é a auditoria tributária executada pela Receita Federal quando são encontradas evidências de irregularidades e fraudes.

 

Benefícios de uma auditoria fiscal

Controle de processos legais

Controlar os trâmites legais é o primeiro passo para evitar o surgimento de eventuais problemas que podem prejudicar o bom desempenho da empresa ou dificultar sua gestão.

 

Recuperação de impostos pagos

Também é possível recuperar valores originários de tributos. Muitas vezes as empresas recolhem mais impostos do que o valor devido e o processo de auditoria fiscal facilita essa verificação.

 

Prevenção e correção de erros tributários

Durante a auditoria fiscal, o contador faz uma avaliação detalhada sobre o pagamento de encargos tributários. Durante essa averiguação preventiva  é comum identificar falhas e corrigi-las antes que surjam problemas legais com os órgãos competentes.

 

Precisa implementar uma auditoria fiscal em sua empresa? Fale com quem entende! A CPA Prime Contabilidade tem 26 anos de experiência em procedimentos contábeis, fiscais e administrativos e pode te ajudar. Entre já em contato conosco.

 

 

 

Categorias

Orçamento em 3 passos

Preencha o formulário e fale com um especialista

Últimos Posts:

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram