Contabilidade para guinchos
19/07/2023Contabilidade para hotéis pet
24/07/2023Você sabia que a falta de planejamento é a principal causa de falência nas empresas durante seus cinco primeiros anos? É o que aponta um levantamento feito pelo Sebrae. Em contrapartida, organizações que priorizem uma boa gestão financeira tendem a se fortalecer no mercado ao longo do tempo. Neste conteúdo da CPA Prime Contabilidade, você vai aprender a importância do Controle Financeiro Empresarial e como organizá-lo em sua empresa. Leia o artigo na íntegra!
Controle Financeiro Empresarial: o que é?
O controle financeiro empresarial consiste em analisar toda a situação financeira do negócio por meio de diferentes processos, entre eles: movimentação de fluxo de caixa, levantamento de relatórios financeiros, dividendos, cálculo de juros, dados patrimoniais, entradas e saídas financeiras, saldos bancários e cálculo de custo fixo.
Todo esse processo tem como finalidade garantir que a empresa lucre e continue com sua saúde financeiro em dia. Mas, como implementar esse controle financeiro empresarial na prática? É o que vamos descobrir a seguir, confira!
Como fazer um controle financeiro empresarial?
Controle suas despesas e receitas
Assim como ocorre em nossa vida pessoal, controlar os gastos sabendo exatamente para onde vai cada quantia deve ser uma prática comum a qualquer negócio.
É importante organizar e controlar todos os valores, por mais insignificantes que possam parecer. Perder o controle dessas pequenas quantias, muitas vezes, é o que pode fazer a diferença no fechamento do mês. Até porque para que o lucro seja maior, as receitas devem sempre ser superiores aos custos fixos do negócio.
Para isso, registre todas as operações financeiras, desde pagamento de contas até o cafezinho que é servido na empresa. Só assim é possível ter clareza sobre pra onde vai o dinheiro.
Esse processo de controle de despesas vai te ajudar a ter uma gestão financeira mais organizada. Por exemplo, se for necessário reduzir custos ou adotar uma estratégia para aumentar o faturamento, é possível fazer essa mudança com antecedência, sem comprometer o fluxo financeiro do negócio.
Separe finanças empresariais e pessoais
Esse é um erro que muitos empreendedores cometem, principalmente no início., mas que pode comprometer e muito o caixa da empresa.
Determine um valor de salário e utilize somente isso para suas despesas pessoais, sem misturá-lo com os lucros do negócio.
Monte um fundo de reserva
A reserva de emergência, como o próprio nome sugere, deve ser usada para situações inesperadas, mas que toda empresa está sujeita a enfrentar. Essa reserva serve para manter a empresa operando durante uma situação fora de controle como, por exemplo, lucros estagnados, crise econômica no mercado ou algum imprevisto interno que possa ter desestabilizado a produção da empresa como a quebra de algum equipamento.
Crie um planejamento financeiro
Esse é o passo principal para controlar os gastos financeiros do seu negócio. E é ainda melhor cria-lo com antecedência. Por exemplo, meses antes do final do ano vigente já é aconselhável criar o planejamento financeiro para o ano seguinte inteiro.
Mesmo que possam surgir imprevistos no caminho, ter um planejamento vai ajudar a ter uma estimativa geral dos gastos e estabelecer números mais realistas.
E nesta etapa, você pode contar com a ajuda da CPA Prime Contabilidade. No mercado há mais de 26 anos, nós contamos com um time de especialistas que pode auxiliar nas demandas financeiras, contábeis e fiscais, sempre visando otimizar os resultados do seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais!