Qual a importância do Documento Básico de Entrada (DBE)?

Escrito Por CPA Prime Contabilidade

Índice

Como empresário, você já deve ter ouvido falar em Documento Básico de Entrada ou DBE. Mas, você sabe o que é esse documento e para que serve? Entenda neste conteúdo da CPA Prime Contabilidade.

 

O que é Documento Básico de Entrada?

O mundo dos negócios conta com um vocabulário complexo, muitas vezes. São diversas siglas e nomenclaturas e nem sempre o empresário está familiarizado com todas, e o DBE pode ser uma delas.

O Documento Básico de Entrada é utilizado para trâmites gerais de uma empresa como sua abertura, alterações de cadastro, encerramento e restabelecimento de inscrição.

Demandas como solicitações de inscrição, alterações ou baixa no CNPJ são realizadas a partir da análise de Documento de Entrada ou então da FCPJ (Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica), sendo os dois documentos gerados pelo Redesim. O portal oficial do Governo conta com uma rede de sistemas informatizados para registro e legalização de empresas.

 

DBE: para que serve?

Como vimos, o Documento serve para processos cotidianos de uma empresa. Mas sua principal função é garantir que os trâmites sejam mais ágeis e eficientes. Isso vale tanto para o empresário, que necessita do seu CNPJ regularizado para operar sua empresa, quanto para a Receita Federal, que consegue controlar a demanda de abertura de empresas por solicitação de CNPJ.

O Documento Base de Entrada também serve como um referencial para contratação dos serviços de uma pessoa jurídica por outra pessoa jurídica, isto é, entre uma empresa e outra.

 

Como solicitar o Documento Básico de Entrada?

A solicitação é relativamente simples. Mas para evitar retrabalho e longas esperas, o primeiro e mais importante passo é seguir o processo corretamente. Confira a seguir o passo a passo:

 

Gerar o DBE em sistema

Depois de reunir a documentação, é preciso verificar previamente a viabilidade, consultando as categorias de Registro e Inscrição Tributária no Redesim.

Depois de preencher, o sistema irá transmitir os dados e gerar o recibo da solicitação de Documento Básico de Entrada.

 

Recebimento pelo DBE pelo próprio sistema

Após a solicitação, você pode consultar quando o documento estiver disponível através do campo “Acompanhamento da solicitação de CNPJ”, na aba “Situação do pedido”.

O prazo para liberação do DBE é de, aproximadamente, dois a três dias úteis, desde que não haja nenhuma pendência. Se houver, é necessário corrigi-la enquanto o documento ainda está sob status de análise.

Assim que for aprovado, o Documento Básico de Entrada constará como disponível em um novo link.

 

Precisa de ajudar nos trâmites do processo de abertura ou atualização cadastral de sua empresa, como o DBE? Então fale com a CPA Prime Contabilidade. Nós sabemos como te ajudar!

Compartilhe
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Categorias
Orçamento em 3 passos
Preencha o formulário e fale com um especialista
Últimos Posts:
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner