Rotinas Contábeis: como um serviço de contabilidade pode ajudar a sua empresa

As rotinas contábeis fazem parte de uma gestão empresarial eficiente. Mas você sabe quais são as atividades de um contador e como elas podem fazer a diferença nos resultados do seu negócio? Entenda neste conteúdo exclusivo da CPA Prime Contabilidade.   O que são rotinas contábeis? Correspondem às atividades e procedimentos diários, regulares ou periódicos […]

rotinas contábeis

Nesse artigo você vai ver:

As rotinas contábeis fazem parte de uma gestão empresarial eficiente. Mas você sabe quais são as atividades de um contador e como elas podem fazer a diferença nos resultados do seu negócio? Entenda neste conteúdo exclusivo da CPA Prime Contabilidade.

 

O que são rotinas contábeis?

Correspondem às atividades e procedimentos diários, regulares ou periódicos que são executados pelo departamento de contabilidade (ou empresa, no caso da terceirização de serviços) de uma organização.

As rotinas contábeis são fundamentais para o controle e a organização financeira de qualquer negócio. Alguns exemplos dessas atividades cotidianas são: recebimentos, pagamentos de salários, de contas, impostos, organização do planejamento tributário, entre outras movimentações financeiras.

Podemos considerar que as rotinas contábeis estão envolvidas desde a abertura (quando são executadas etapas como formalização e enquadramento), passando pelo dia a dia da gestão contábil, até o encerramento da empresa. Assim, todas as etapas de regularização de um negócio envolvem as rotinas contábeis.

A seguir, vamos conhecer detalhadamente quais atividades um contador pode executar para facilitar a sua gestão contábil.

 

Principais rotinas contábeis

Abertura

Nessa etapa, o contador pode orientar sobre a definição da natureza jurídica do negócio, a escolha no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), Regime Tributário, registro na Junta Comercial, elaboração e revisão do contrato social e outras eventuais providências que possam surgir na etapa de abertura e formalização do negócio.

 

Controle das obrigações acessórias

São declarações que precisam ser entregues aos órgãos competentes municipais, estaduais e federais.

Essas declarações podem variar de acordo com o regime tributário escolhido. Entre alguns exemplos de obrigações acessórias estão:

  • DIRF (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais);
  • DRE (Demonstração de Resultado de Exercício);
  • GIA (Guia Nacional de Informação e Apuração);
  • RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), entre outros.

 

Escrituração tributária

Aqui, o contador faz o lançamento fiscal e contábil de todos os fatos ocorridos, como o registro de notas fiscais de entradas e saídas, além da atualização dos livros fiscais.

 

Departamento pessoal e demandas trabalhistas

Todas as demandas que envolvem direitos e obrigações trabalhistas como: folha de pagamento, benefícios, contratações e demissões de colaboradores também ficam a cargo de um contador que conhece a fundo a legislação trabalhista.

 

Um serviço especializado de contabilidade pode otimizar, e muito, as rotinas contábeis da sua empresa. E a CPA Prime Contabilidade pode te ajudar! Contamos com uma equipe experiente de especialistas que já contribuíram com as demandas contábeis, financeiras, administrativas e fiscais de diversas empresas. Entre em contato conosco e saiba mais!

Compartilhe esse post