Contabilidade para Gráficas
18/03/2024Contabilidade para Chaveiros
22/03/2024Você sabia que absolutamente tudo em sua empresa gera um custo, até mesmo o que já foi vendido? Hoje nós falaremos sobre isso: o Custo por mercadoria vendida (CMV), conhecido também como custo dos produtos vendidos (CPV) ou custo das mercadorias vendidas (CMV).
Custo por Mercadoria Vendida é um conceito financeiro utilizado para mensurar o custo total existente para produzir ou adquirir as mercadorias que foram vendidas durante um determinado período de tempo. Neste custo estão inclusos não apenas o preço de compra das mercadorias, mas também todos os outros associados à sua produção ou aquisição, como custos de mão de obra direta, custos de materiais diretos e despesas indiretas de fabricação. Fora isso, podem ser considerados ainda custos adicionais, como: transporte, armazenamento e seguro, dependendo das práticas do negócio. Leia este artigo e como o Custo por Mercadoria Vendida pode ajudar a determinar a lucratividade de suas operações de vendas.
Para que serve o Custo por Mercadoria Vendida?
Avaliação da Lucratividade
O CMV é um fator fundamental na hora de calcular a margem de lucro bruto. Isso porque ao subtrair o custo por mercadoria vendida das receitas de vendas, uma empresa pode determinar seu lucro bruto. Isso é crucial para entender quanto dinheiro está sendo gerado pelas vendas após a dedução dos custos diretos, associados à produção ou aquisição das mercadorias.
Precificação de Produtos
Entender o custo por mercadoria vendida é essencial para estabelecer preços de venda competitivos, que cubram os valores de produção ou aquisição, além de proporcionar uma margem de lucro razoável.
Tomada de Decisão
Ao calcular o CMV, sua empresa terá mais um parâmetro para avaliar a eficiência de suas operações. Isso permite que os gestores identifiquem áreas onde os custos estão elevados ou onde podem ser feitas melhorias com o objetivo de reduzir os custos de produção ou aquisição de mercadorias.
Gestão de Inventário
O Custo por Mercadoria Vendida também é útil para a gestão de inventário, ajudando a avaliar a eficiência do seu estoque e identificar quais produtos estão contribuindo significativamente para os lucros e aqueles que estão trazendo prejuízos devido a altos custos de produção ou baixos números de vendas.
Avaliação de Desempenho
O CMV é utilizado também como uma métrica de desempenho para comparar a eficiência operacional ao longo do tempo ou em relação a outras empresas do setor. Isso pode ajudar os gestores a identificar áreas de melhoria ou sucesso dentro da organização.
Utilize o Cálculo por Mercadoria Vendida como mais uma ferramenta valiosa para ajudar sua empresa a direcionar a tomada de decisões e assim obter os melhores resultados pro seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a CPA Prime Contabilidade. Nossa equipe poderá tirar todas as suas dúvidas!